Como escolher a melhor apostila para seu Concurso – o Guia Definitivo

Apostilas para Concurso Público

Vivemos no mundo da quantidade. Um mundo onde o fluxo de informações é tão exagerado que às vezes nos sentimos incapazes de dar conta de tantas notícias e novidades que surgem a cada segundo.

Se a internet nos trouxe o acesso fácil a toda essa avalanche de dados, ela também não nos ensinou bem a escolher e diferenciar o que realmente importa para a nossa vida, em termos de informação.

Esse é um dos motivos pelos quais fundei o Segredos de Concurso, um blog que prima muito pela qualidade, e se importa pouco com a quantidade. A internet já lhe oferece muitas opções de conteúdo. Aqui, me preocupo em lhe oferecer a melhor opção de conteúdo voltado para Concurso Público.

Essa lógica da qualidade versus quantidade também é vista na busca dos concurseiros por material de estudo, e por isso resolvi fazer um artigo inteiro mostrando como selecionar uma boa apostila para a sua preparação.

Ao final desta publicação você terá condições plenas de escolher bons materiais para os seus estudos, sem se deixar enganar por apostilas mal feitas, superficiais e inadequadas.

Não importa de onde as apostilas são, gratuitas ou não; após ler este artigo você vai perceber qual material de estudo realmente é interessante na sua preparação para um Concurso Público.

Vamos lá!

O que é uma apostila?

Apostila para Concurso Público

Antes de falar sobre as características de uma boa apostila, vamos definir o que é “apostila”.

Apostila é um livro que reúne uma ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento, visando preparar o leitor para algum tipo de avaliação.

Uma boa apostila contém todas as informações que você precisa para ser aprovado na avaliação pretendida, em nosso caso, o concurso público.

As apostilas podem ser digitais (geralmente em formato PDF) ou impressas, de acordo com a escolha do candidato.

Existem várias opções de apostila no mercado, cada uma delas com características próprias, mas bem poucas realmente bem feitas, por isso a necessidade de dizer o que é importante em uma apostila, para que você encontre bons materiais e alcance a aprovação com mais facilidade.

Livros ou apostilas? Qual o melhor?

Livro ou apostila para concurso: qual o melhor?

Uma dúvida bastante comum entre os candidatos a concurso público é sobre a escolha entre livros e apostilas para estudar: qual seria a melhor opção?

Existem livros muito bons no mercado, de autores renomados, que podem, sim, ser utilizados para um estudo de qualidade para o seu concurso.

Mas a fragilidade do livro é que geralmente o conteúdo é muito mais amplo do que o necessário para o seu concurso. Existem mais assuntos, mais tópicos e mais aprofundamento nos livros do que nas apostilas.

A apostila feita para um concurso público (quando tem a qualidade necessária), geralmente traz exatamente o que está previsto no edital, evitando que você perca tempo com o que não é necessário.

Isso não torna os livros ruins, mas pode ser que você se dedique desnecessariamente a conteúdos que não cairão na sua prova, caso estude por eles. É preciso ter bom senso!

A divisão da sua apostila

Divisão de apostilas para concurso

Sabemos que antes de estudar para qualquer concurso público é fundamental saber o que o edital do concurso pede como conteúdo programático para a prova. Ocorre que o conteúdo programático de qualquer edital é bem dividido e detalhado, tópico por tópico, do que vai cair na prova.

Imagine o tempo que você perde com um material ruim ao precisar buscar cada um desses tópicos, se eles não estiverem divididos adequadamente na apostila?

Por isso é fundamental ter uma apostila dividida o máximo possível, tópico por tópico, pois além de facilitar a pesquisa do assunto desejado, ela possibilita que você divida seu tempo de estudo de maneira mais otimizada.

Estudar com materiais que apresentam os assuntos em blocos extensos é como tentar encontrar agulha no palheiro. Simplesmente fuja de materiais mal e/ou pouco divididos!

Apostilas com destaque

Destaques em apostilas de concurso

Veja a imagem acima. Entre todos os ovos, algum é de ouro? Você só consegue responder com certeza porque um deles está destacado.

Agora imagine se este ovo de ouro estivesse pintado de preto? Pois é isso que muitas apostilas fazem, deixam que conteúdos “de ouro” se misturarem com conteúdo comum. Uma boa apostila traz destaques nas partes do conteúdo que realmente interessa, lhe dando um bom diferencial na preparação.

Esses destaques podem ser com ilustrações, negritos, expressões sublinhadas e citações. Além de lhe alertar para o conteúdo relevante, essas apostilas facilitam suas revisões, que devem ser feitas principalmente com esses pontos de destaque do conteúdo.

Apostilas especializadas

Apostilas especializadas

Quando você sente uma dor no coração, mesmo indo inicialmente num hospital para lidar com o problema de maneira emergencial, a tendência natural é que você visite um cardiologista, que possui conhecimentos específicos sobre essa área da medicina.

A mesma coisa ocorre com a busca por uma apostila preparatória para concurso. Apostilas especializadas no seu concurso são muito mais eficientes para sua preparação, pois lhe darão dicas específicas referentes à prova que você precisa enfrentar.

Essa “especialidade” vem principalmente da análise do histórico das provas do mesmo cargo, e da mesma organizadora do concurso. Lembre-se: não trate problema do coração com um ortopedista!

Apostila digital ou impressa?

Apostilas digitais ou impressas

Com a “digitalização do mundo” existe uma decisão que você precisará fazer ao escolher sua apostila preparatória: adquirir uma apostila impressa ou digital?

Sim, é possível estudar bem, com qualidade, através de um material digitalizado. Os tablets existentes atualmente lhe dão muitos recursos interessantes (marca-texto e anotações, por exemplo), que podem lhe ajudar bastante na sua preparação.

Mas eu opino pela utilização de apostilas impressas. Valorizo muito o contato com o papel, os rabiscos, o destaque de trechos através de riscos com canetas coloridas. Crio um mundo inteiramente meu no material impresso que estudo, e sugiro fortemente que você tente o mesmo.

É claro que essa é uma decisão bastante particular, mas decido pela apostila impressa.

Minhas dicas de apostila para você

Dicas de apostila para Concurso

Além dos critérios acima, é importante você buscar amostras das apostilas que estão sendo vendidas no mercado. Escolha apostilas que contenham o seguinte:

  • Linguagem acessível e bem explicativa. Fuja de apostilas muito rebuscadas.
  • Também rejeite apostilas muito superficiais. Busque exatamente o que o conteúdo do edital pede.
  • Apostila com questões anteriores do concurso, se possível, resolvidas e comentadas.
  • Assuntos atualizados de acordo com o último edital ou com o edital que já saiu (se estiver estudando pouco tempo antes da prova).

Para facilitar ainda mais sua vida, fiz o seguinte teste: comprei apostilas de algumas das principais editoras para concurso do Brasil, e comparei, baseado nos critérios que expus aqui, quais apostilas mais se encaixavam em nosso padrão. Para evitar polêmicas, não vou citar as apostilas que eu não indicaria para que você estude, mas entre as analisadas duas se destacaram:

Apostilas Estratégia Concursos

Estratégia Concursos

Segundo a Estratégia Concursos, os materiais deles são elaborados após uma análise minuciosa de cada edital. Foi o que pude comprovar no material que adquiri. Talvez o que faça a diferença no material deles é que os 4 coordenadores da editora já estudaram e foram aprovados em alguns dos maiores concursos públicos do país. O que certamente dá uma experiência singular para oferecer o que você precisa em uma apostila.

As apostilas que analisei, particularmente, foram as do Concurso Polícia Federal, Concurso MPUConcurso INSS e Concurso PRF. Mas indico também as demais apostilas do Estratégia.

Apostilas Nova Concursos

Nova Concursos

A editora Nova Concursos foi outra que me chamou bastante a atenção, principalmente porque reúne uma qualidade muito boa com um custo razoavelmente mais baixo que a Estratégia Concursos. Algumas apostilas até oferecem videoaulas explicativas gratuitas!

O Grupo Nova é uma das maiores editoras do país na área de Concurso Público, e tem uma variedade impressionante de apostilas para concursos.

Para indicá-la aqui olhei as apostilas do Concurso INSS, do Concurso da PRF e do Concurso Banco do Brasil. Mas também indico as demais apostilas da editora.

O que aprendemos neste artigo

Neste artigo mostrei minuciosamente quais os critérios você deve utilizar para escolher uma apostila na preparação para o seu Concurso Público. Relembre:

MELHORES APOSTILAS PARA CONCURSO
1. Apostilas bem divididas
2. Apostilas que destacam os conteúdos
3. Apostilas feitas com base no edital do concurso
4. Apostilas atualizadas
5. Apostilas com um bom custo/benefício

Além de explicar o objetivo das apostilas preparatórias, indiquei duas editoras com bons materiais para você adquirir – após uma pesquisa que fiz para saber quais as melhores opções no mercado.

Preciso que você me ajude!

Pra mim é muito prazeroso ajudar milhares de concurseiros que passam diariamente aqui no Segredos de Concurso. Mas preciso de sua ajuda para manter esse espaço funcionando.

Minha motivação cresce quando leio comentários sobre o artigo que publiquei. Você pode falar o que achou desta publicação? Juro que responderei a todos o mais rápido possível.

Até a próxima!

😉