Apostila Opção é boa e confiável? Fizemos o teste!

Apostila Opção é boa?

O grande obstáculo de muitos candidatos a concurso público é a busca por materiais de estudo de qualidade. De que adianta ter uma rotina de estudos intensa, se você está estudando por materiais de pouca qualidade, desatualizados ou sem a profundidade necessária?

Por outro lado, há um grande dilema: os custos de um material de qualidade. Há materiais que ficam entre R$2.000,00 e R$3.000,00 reais. Para quem está desempregado, fazendo concurso justamente para alcançar a estabilidade financeira, é difícil adquirir materiais nesse nível.

Por isso vale a pena analisarmos quais são as melhores apostilas e os melhores cursos para concurso, mas também verificar possibilidades que entreguem algum resultado, mesmo que não sejam ideais.

Hoje vamos responder à seguinte pergunta de um leitor:

Oi, Danilo! Como vai? Estou precisando de ajuda. Acompanho o Segredos de Concurso faz um tempo, e queria tirar uma dúvida contigo.

Você considera as apostilas opção um bom material de estudo? Já sei que não é um material fora de série, mas minha situação financeira neste momento é bem delicada. E eles possuem um preço bem acessível. O que me diz?

Não é a primeira vez que essa dúvida (e sobre outras editoras) aparecem por aqui. Por isso, resolvi esclarecer essa dúvida de uma vez por todas.

Ao final é importante que você deixe um comentário, caso alguma dúvida ainda persista.

Vamos nessa!

Apostila Opção é confiável?

Apostila Opção é confiável?

As Apostilas Opção (www.apostilasopcao.com.br) são uma marca de apostilas para concurso público que atua há mais de 25 anos no mercado de concursos públicos no Brasil.

Para você ter ideia, a Folha Dirigida, o mais tradicional jornal sobre concursos públicos no Brasil, tem quase a mesma idade – 28 anos. Essa experiência é um ponto positivo, pois dificilmente a empresa sobreviveria durante tantos anos se não atuasse com profissionalismo.

No site Reclame Aqui, feito para que os clientes postem reclamações de empresas, as Apostilas Opção têm 100% das reclamações respondidas, com mais de 80% de resolução dos problemas.

Tendo como base essas informações, podemos dizer que as Apostilas Opção são confiáveis. Ou seja, você pode adquirir os materiais da editora sem medo de ser vítima de enganação. Os problemas existentes são comuns em qualquer editora: atraso na entrega ou materiais com defeito (que são trocados, quando ocorre).

Apostila Opção é boa? Tem qualidade?

Apostila Opção é de qualidade

Para analisar a qualidade de uma apostila precisamos estabelecer critérios objetivos. No meu entender, existem 6 aspectos que devem ser considerados numa análise de materiais para concurso:

  1. A apostila deve ser feita considerando o conteúdo programático do edital.
  2. Apostila bem explicada, com boa didática e aprofundamento.
  3. A apostila deve ser bem dividida, preferencialmente de acordo com os tópicos do edital.
  4. Apostilas que destacam os conteúdos (negritos, sublinhados e resumos).
  5. Apostilas atualizadas (de acordo com o mais recente edital).
  6. Apostilas com um bom custo/benefício.

Ditos quais são os critérios, vamos à análise de cada um deles – baseado em três apostilas da opção que testei: Concurso INSS, Concurso PMESP e Concurso da Caixa.

Conteúdo Programático

As apostilas Opção são, sim, feitas com base nos conteúdos programáticos do edital. Nesse ponto está aprovada.

Didática da apostila

Nas apostilas que analisamos, nem todos os conteúdos possuem o aprofundamento necessário. Assim como a maioria das apostilas mais acessíveis do mercado, as leis não são comentadas. Se no seu concurso cai disciplinas muito especializadas, a Opção não é o material ideal.

Organização

A organização das apostilas Opção é de acordo com o edital, mas nem sempre os tópicos são organizados da maneira adequada. De qualquer modo, todo o conteúdo programático do seu concurso está lá.

Apresentação do conteúdo

Nesse critério, a Opção está na média: não apresenta o conteúdo de forma extraordinária, mas não chega a ser ruim. Usa os recursos dos livros didáticos tradicionais.

Apostilas atualizadas

Sim, as apostilas e seus conteúdos estão atualizadas de acordo com o exigido no edital mais recente dos concursos.

Custo/benefício

Nesse sentido, a Opção é campeã: consegue entregar materiais com um preço surpreendentemente abaixo dos concorrentes. Talvez por isso sobreviva há tanto tempo.

Como usar as apostilas da Opção

Estudar pelas apostilas opção

Sua grana está curta e não é possível investir num material fora de série neste momento? Não vejo problemas em adquirir uma Apostila Opção, mas tenho algumas ressalvas.

Use-a como um guia para a sua preparação. Sozinha, provavelmente, ela não será suficiente para tornar-se competitivo. Principalmente se estamos falando de um concurso muito concorrido e com alto nível de especialização nas disciplinas.

Complementando o conteúdo da apostila com outras leituras (principalmente nos pontos de dúvida e incompreensão), você poderá se preparar com qualidade e garantir a vaga no seu emprego público.

Um diferencial

Diferencial da Apostila Opção

Pelo tempo de estrada, e pelo foco de mercado da editora das Apostilas Opção, é muito comum que a Opção seja a única a oferecer apostilas para alguns concursos de prefeitura. É impressionante a quantidade de novas apostilas que eles lançam diariamente.

Nesse caso, independentemente do seu poder aquisitivo, a Apostila Opção será a única alternativa. E aí reitero minha sugestão: complemente com outros materiais seus estudos. Com a Apostila Opção, materiais complementares (que podem ser encontrados na internet) e bom senso, você vai obter sucesso.

O que aprendemos neste artigo

Hoje respondemos às seguintes perguntas: a Apostila Opção é boa? A Apostila Opção é confiável?

A ideia é analisar com critérios objetivos a qualidade das apostilas da editora Opção, para que tenhamos algum referencial na aquisição (ou não) desses materiais.

Também vimos sugestões para um método de estudo que utilize as apostilas Opção como material.

Tenho um convite para você!

Agora é só deixar um comentário falando sobre o que acabou de ler. Você já adquiriu alguma apostila Opção? Como foi sua experiência.

Dúvidas, sugestões e críticas são bem-vindas. Faço questão de ler cada comentário e respondo na primeira oportunidade que aparece.

Até a próxima!

😉