Como passar no ENEM: o Guia Completo com materiais!

ENEM

Embora o Segredos de Concurso seja um blog dedicado a concursos públicos, tenho recebido bastante pedidos de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, para tratar sobre o tema aqui. Por isso, a pedidos, vamos dedicar esse artigo para aprofundar todos os aspectos que você precisa saber para obter um bom resultado na prova do ENEM, que neste ano ocorre nos dias 5 e 6 de novembro de 2016.

Aqui pretendo abordar os seguintes aspectos:

  • Para que serve o ENEM?
  • Quais são os requisitos para fazer o ENEM?
  • O que você deve estudar para passar no ENEM?
  • Segredos pouco conhecidos sobre o ENEM
  • Pacote de Materiais de qualidade para o ENEM.

A ideia é que, ao final da leitura deste artigo, você seja um verdadeiro “expert” no Exame Nacional do Ensino Médio. Mesmo não sendo um concurso tradicional, o ENEM é uma porta para a realização de sonhos profissionais, o que acaba tendo o mesmo valor para nós que buscamos estudar com inteligência e eficiência rumo à aprovação.

Vamos lá!

Para que serve o ENEM?

Para que serve o ENEM?

Embora automaticamente associemos o Exame Nacional do Ensino Médio com o acesso a universidades, existem outros motivos pelos quais os candidatos podem realizar o ENEM. Veja todos eles aqui:

Sisu

A nota do Enem poderá ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país. Para participar, o candidato não pode ter tirado 0 na redação. Cada unviersidade pode também estabelecer notas mínimas para cada uma das provas e para a redação.

Prouni

A nota do ENEM poderá ser usada também para obter bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para participar dos programas, o estudante não pode ter zerado a redação e precisa obter pelo menos uma média de 450 pontos nas demais provas do Enem.

Fies

Os estudantes que já concluíram o ensino médio e queiram solicitar o Fies também podem tentar com ajuda do desempenho no Enem. Para participar dos programas, o estudante não pode ter zerado a redação e precisa obter pelo menos uma média de 450 pontos nas demais provas do Enem.

Substituição ou complementação do vestibular

Algumas universidades utilizam o resultado do Enem em substituição ao vestibular ou como uma nota complementar ao seu próprio processo seletivo.

Certificação do Ensino Médio

Para obter a certificação do ensino médio, é preciso ter feito a solicitação no início do ano, na hora da inscrição, ter mais de 18 anos e ter obtido pelo menos 450 pontos em cada uma das provas e 500 pontos ou mais na redação.

A nota pode ser usada também para participar do programa de intercâmbio acadêmico Ciência sem Fronteiras e do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

***

Como se vê, há várias possibilidades e benefícios para quem realiza o ENEM. Independentemente da sua intenção, conhecer melhor esse processo é fundamental para obter bons resultados.

Quais são os requisitos para fazer o ENEM?

Qualquer pessoa pode fazer o Enem, não importa a idade ou situação financeira. O Enem é destinado a concluintes do ensino médio, egressos de anos anteriores e a quem tem mais de 18 anos e não concluiu o ensino médio e pretende obter essa certificação. Quem já concluiu alguma graduação ou mesmo uma pós-graduação, também podem prestar o exame. O grande objetivo, de acordo com o Ministério da Educação, é a democratização do acesso ao ensino superior.

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!>

O que estudar para passar no ENEM

ENEM

A prova do ENEM é composta por uma redação e 4 provas objetivas nas seguintes áreas de conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
  • Matemática e suas Tecnologias

Assim explicado fica a dúvida sobre quais disciplinas realmente caem no Exame, já que estamos acostumado com a divisão tradicional das escolas (História, Biologia, Química etc). Entenda melhor na ilustração abaixo:

O que cai no ENEM

No pacote de materiais logo abaixo você encontrará o conteúdo programático do Exame Nacional do Ensino Médio bem detalhado em um único arquivo em PDF. Antes disso, preciso lhe dar algumas dicas.

Segredos pouco conhecidos sobre o ENEM

Um dos principais pontos quando se vai analisar o perfil das provas do ENEM é a interdisciplinaridade, onde as questões incluem assuntos comuns entre uma ou mais áreas de conhecimento. No gráfico abaixo você pode entender melhor essa fusão de conteúdos:

Interdisciplinaridade no ENEM

Isso significa que, em muitos casos, você precisará usar conhecimentos de disciplinas diversas para responder uma mesma questão. É possível responder uma questão sobre radioatividade que exija conhecimentos de física aliados ao conhecimento histórico sobre uso de bombas atômicas em guerras, por exemplo. A dica é simular e fazer o máximo de combinações desses conteúdos para se acostumar antecipadamente a esse contexto didático.

(No pacote de materiais que você irá baixar há provas do ENEM onde a interdisciplinaridade fica bem clara).

Outro elemento fundamental para você que pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio é estar atento às atualidades. Lembro o que já falei aqui sobre o estudo de temas atuais:

Se você despreza a disciplina de Atualidades está desconsiderando um fato importantíssimo:os assuntos de Atualidades estão presentes em todas as provas do seu concurso. É a única disciplina que tem essa característica.

Leia: Como acertar qualquer questão de atualidades!

Algo muito importante para quem vai fazer o ENEM, mas muitas vezes ignorado pelos candidatos, são os 5 eixos cognitivos definidos no edital. Esses eixos são aquilo que o Exame cobra dos candidatos. Conheça:

  1. DOMINAR LINGUAGENS: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
  2. COMPREENDER FENÔMENOS: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
  3. ENFRENTAR SITUAÇÕES PROBLEMA: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
  4. CONSTRUIR ARGUMENTAÇÃO: relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
  5. ELABORAR PROPOSTAS: recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Não adianta fugir do que é necessário. Não há atalhos para o sucesso: olhe para si mesmo e perceba se possui as habilidades desses 5 eixos. Se algo estiver faltando, trabalhe firme nisso!

Pacote de Materiais de qualidade para o ENEM

Para colaborar com os seus estudos, selecionei um pacote de material bem relevante para complementar sua preparação para o ENEM. Embora o ideal seja a aquisição de materiais mais específicos e estratégicos (que indico logo mais), o conteúdo do nosso pacote de materiais já é um grande passo.

Veja o que você poderá baixar no pacote de materiais para o ENEM:

  • Livro de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Livro de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Livro de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação.
  • Livro de Matemática e suas Tecnologias.
  • Edital completo do ENEM.
  • Conteúdo Programático do ENEM.
  • Provas anteriores do ENEM – de 2009 a 2015.
  • Livro de Matemática
  • Livro de Sociologia
  • Livro de Filosofia
  • Livro de História
  • Livro de Geografia
  • Livro de Biologia
  • Livro de Física
  • Livro de Química
  • Livro de Português

O ideal é que esses materiais possam ser associados ao seguinte curso:

Curso online para o ENEM

Já mostrei aqui como você pode escolher uma apostila para o seu concurso (o que serve também para o ENEM e vestibulares). Por isso indico também esta apostila pra a sua preparação para o ENEM.

Com o material base, feito especialmente para o ENEM, pegue agora o Pacote de Materiais para o ENEM, que ofereço após minuciosas e dedicadas buscas.

O que aprendemos neste artigo

Hoje fizemos uma “maratona” de conhecimentos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Mostrei os requisitos, possibilidades e motivos para realizar o ENEM.

Também aprendemos peculiaridade especiais do Exame, além de termos acesso a um amplo pacote de materiais para a sua preparação.

Preciso de você agora!

Para que eu continue realizando esse trabalho no Segredos de Concurso é importantíssimo saber o que você está achando dos nossos artigos. Esse é o principal combustível para continuar publicando e melhorando os conteúdos.

Por isso peço que deixe um comentário dizendo o que achou dessa publicação, trazendo dúvidas e dicas que possam ajudar a outros candidatos ao ENEM. Faço questão de ler todos os comentários, respondendo-os na primeira oportunidade.

Até a próxima!

😉