Simulado Concurso ABIN – Teste se você passa na prova!

Simulado ABIN

Seja bem-vindo ao nosso simulado para o Concurso ABIN!

Como já disse aqui em outros artigos, fazer simulados para concursos é uma das técnicas mais eficientes para se preparar para um concurso.

Além de testar seus conhecimentos sobre determinada disciplina, os simulados possibilitam a análise da metodologia utilizada pela banca do seu concurso. Quanto mais acostumado às questões de uma banca, mais você conhece a linguagem e o tipo de pergunta feito por ela.

Neste artigo você terá um simulado para o Concurso ABIN.

Simulado para o Concurso ABIN

Concurso ABIN

Escolhi o cargo de Oficial de Inteligência, previsto no edital do Concurso ABIN, para fazer o simulado, já que a procura por esse cargo é maior.

Em breve farei outros para Técnico de Inteligência e Oficial Técnico de Inteligência.

Lembre-se quais disciplinas caem no conteúdo  programático do Concurso para Oficial de Inteligência da ABIN:

  • Língua Portuguesa
  • Atualidades
  • Geografia Contemporânea
  • Legislação da área de Inteligência
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Língua Inglesa
  • Língua Espanhola
  • Redação

Selecionei algumas questões de atualidades, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Língua Portuguesa para você testar sua capacidade de passar no concurso.

Trata-se de um teste inicial para verificar seu desempenho:

ABIN/Cespe/2008 (atualidades) - O Brasil, país marcado, no fim do século XIX e início do século XX, pelas imigrações européias e asiáticas, fator importante para a formação do Brasil contemporâneo, mudou seu padrão migratório ao ter-se tornado também país de emigrantes.

De acordo com o gabarito oficial, a afirmação está CERTA!

ABIN/Cespe/2008 (atualidades) - A migração forçada ou enganosa, muitas vezes em forma de tráfico de pessoas, ainda que seja um tema de impacto internacional, possui modesta implicação na segurança dos Estados nacionais neste início de século.

De acordo com o gabarito oficial, a afirmação está ERRADA!

ABIN/Cespe/2008 (atualidades) - A ascensão do fundamentalismo teve origem nos conflitos inter-étnicos, particularmente freqüentes em países que abrigam diferentes povos, com diferentes religiões.

De acordo com o gabarito oficial, a afirmação está ERRADA!

ABIN/Cespe/2008 (português) - A substituição de "ensinamos-lhes" (L.4) por ensinamos a elas preservaria tanto a correção gramatical do texto quanto as relações semânticas expressas no trecho em questão.

De acordo dom o gabarito oficial, a afirmação está ERRADA!

ABIN/Cespe/2008 (português) - O emprego da preposição antes do pronome, em "a que" (L.2), atende à regra gramatical que exige a preposição a regendo um dos complementos do verbo submeter.

De acordo com o gabarito oficial, a afirmação está CERTA!

ABIN/Cespe/2008 (português) - A organização do período iniciado à linha 7 admite a substituição do sinal de dois-pontos, empregado logo após "registro" (L.8), pela conjunção portanto, entre vírgulas, sem que se prejudique a coerência textual.

De acordo com o gabarito oficial a afirmação está ERRADA!

ABIN/Cespe/2008 (Direito Constitucional) - Maria, eleita senadora da República de um estado da Federação em 2006, é casada com o irmão de Leopoldo, que pretende ser candidato ao cargo de governador do mesmo estado em 2010. Nessa situação, Leopoldo é inelegível, devido ao grau de parentesco com Maria.

De acordo com o gabarito oficial, a afirmação está CORRETA!

ABIN/Cespe/2008 (Direito Constitucional) - Presidente da República que praticar crime eleitoral na disputa pela reeleição pode ser julgado pelo Senado Federal por crime de responsabilidade, após aprovação de dois terços dos membros da Câmara dos Deputados.

De acordo com o gabarito oficial, a afirmação está ERRADA!

ABIN/Cespe/2008 (Direito Constitucional) - O Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional exercem atividade opinativa em relação ao presidente da República, podendo ter a sua composição alterada por meio de lei infraconstitucional.

De acordo com o gabarito oficial, a afirmação está ERRADA!

ABIN/Cespe/2008 (Direito Administrativo) - Devido a sua natureza singular, a ABIN não se submete ao controle externo por parte do Tribunal de Contas da União, mas apenas ao controle interno da própria Presidência da República.

De acordo com o Gabarito Oficial, a afirmação está ERRADA!

ABIN/Cespe/2008 (Direito Administrativo) - A sindicância investigativa é uma fase necessária do processo administrativo disciplinar.

De acordo com o gabarito oficial, a afirmação está ERRADA!

ABIN/Cespe/2008 (Direito Administrativo) - O ato normativo do Poder Executivo que contenha uma parte que exorbite o exercício de poder regulamentar poderá ser anulado na sua integralidade pelo Congresso Nacional.

De acordo com o gabarito oficial, a afirmação está ERRADA!

Um pouco mais sobre o Concurso ABIN

A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) é um órgão da Presidência da República, responsável por fornecer ao presidente da República e a seus ministros informações e análises estratégicas, oportunas e confiáveis, necessárias ao processo de decisão.

Na condição de órgão central de um sistema que reúne 38 integrantes – o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) –, a ABIN tem por missão assegurar que o Executivo Federal tenha acesso a conhecimentos relativos à segurança do Estado e da sociedade.

Materiais Concurso ABIN

O Oficial de Inteligência é responsável por planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar os seguintes processos:

  • Produção de conhecimentos de inteligência;
  • Ações de salvaguarda de assuntos sensíveis;
  • Operações de inteligência;
  • Atividades de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico direcionadas à obtenção e análise de dados e à segurança da informação;
  • Desenvolvimento de recursos humanos para a atividade de inteligência;
  • Desenvolvimento e operação de máquinas, veículos, aparelhos, dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas necessários à atividade de inteligência.

O Oficial de Inteligência da ABIN exige nível superior em qualquer área, e oferece um salário de R$17.078,46 mil reais.

Pegue aqui seu material completo para o Concurso de Oficial de Inteligência da ABIN!

O que aprendemos neste artigo

Hoje fizemos um simulado para o concurso de Oficial de Inteligência da ABIN. Postei 12 questões do último concurso para o cargo, de disciplinas variadas.

Ao término você pôde avaliar seu desempenho para o próximo concurso da Agência Brasileira de Inteligência.

Agora preciso de você!

Por favor, deixe um comentário dizendo o que achou do nosso simulado para o Concurso ABIN.

Pra mim é fundamental ter o seu feedback, para que eu possa aperfeiçoar cada vez mais o conteúdo do Segredos de Concurso.

Faço questão de ler cada comentário, e responder na primeira oportunidade que surge.

Até a próxima!

😉