O Concurso Aeronáutica é um dos mais importantes concursos públicos do Brasil, perseguido por milhares de candidatos que sonham ingressar na Força Aérea Brasileira, a FAB.
Por isso resolvi fazer um post épico aqui no Segredos de Concurso, trazendo as características de todos os concursos e formas de ingresso na Aeronáutica.
Desde o candidato que sonha ser piloto de aeronaves na FAB até o dentista que gostaria de atuar na instituição, encontrarão aqui informações preciosas para iniciar uma preparação de qualidade.
Os seguintes concursos são abordados aqui:
- Concurso para o CPCAR – Curso Preparatório de Cadetes do Ar
- Concurso para o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
- Concurso para o CFS – Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica
- Concurso para o CFOINT – Curso de Formação de Oficiais de Intendentes da Aeronáutica
- Concurso para o CFOINF – Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica
- Concurso para o CFOAV – Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Aeronáutica
- Concurso para o CADAR – Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica
- Concurso para o CAFAR – Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica
- Concurso para o CAMAR – Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica
- Concurso para o EAOAP – Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica
- Concurso para o EAOEAR – Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica
- Concurso para o EIAC – Estágio de Instrução e Adaptação de Capelães da Aeronáutica
- Concurso para o QOCOn – Quadro de Oficiais Temporários
Na lista temos concursos de nível fundamental, médio e superior. Criei um infográfico completo com informações sobre todos esses cargos.
Caso surja alguma dúvida, deixe um comentário para que possamos dialogar.
Vamos nessa!
O que faz a Força Aérea Brasileira – FAB?
Antes de entendermos as características dos cargos nos diversos Concursos da Aeronáutica, vamos aprender um pouco sobre a história e o trabalho desenvolvido pela Força Aérea.
Histórico
Com origens que remontam aos balões de reconhecimento, no começo do século XX, passando pelos primeiros voos da década de 1910 e pelas frotas de aeronaves distribuídas entre a Marinha e o Exército, a Força Aérea Brasileira (FAB) nasceu oficialmente somente em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica. Já nesse período, o Correio Aéreo Nacional ligava um Brasil de dimensões continentais, missão que aproximou regiões antes intocadas, de difícil comunicação, em especial no Norte e no Centro-Oeste.
Terceira Força constituída no país, a FAB partiria logo em 1942 para a II Guerra Mundial, como parte integrante da Força Expedicionária Brasileira, designada para a luta na Itália.
A participação da Força Aérea Brasileira, sob o lema “Senta a Pua!”, é até hoje um dos capítulos de maior destaque da aviação nacional.
Após a bem sucedida campanha de guerra e com um modelo de trabalho desenvolvido nos anos seguintes, a aviação como força militar se expandiu e hoje é reconhecida mundialmente enquanto padrão de positivos impactos estratégicos, econômicos e científicos.
Subordinada ao Ministério da Defesa desde 1999, órgão do Governo Federal incumbido de exercer a direção superior das Forças Armadas, a Força Aérea Brasileira contabiliza um desempenho de sucesso no Controle do Tráfego Aéreo e na Defesa do Espaço Aéreo Nacional.
São as vocações basilares da FAB, efetivadas com compromisso e pro ssionalismo, e reconhecidas no mundo inteiro por sua segurança e e ciência.
Missão
A FAB tem como missão constitucional:
- Defender a Pátria.
- Garantir os poderes constitucionais.
- Garantir a lei e a ordem, por iniciativa de qualquer dos poderes constitucionais.
Atribuições Subsidiárias: cabe à Aeronáutica, como atribuição subsidiária geral, cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil, na forma determinada pelo Presidente da República.
Missão Síntese: “Manter a soberania do espaço aéreo nacional com vistas à defesa da pátria”.
Visão
Em 2023, a Aeronáutica vislumbra ser reconhecida, nacional e internacionalmente, pela sua prontidão e capacidade operacional para defender os interesses brasileiros, em estreita cooperação com as demais Forças.
Valores
Descritos na Política Militar Aeronáutica, os valores são a forma como a Instituição pauta suas ações. Eles devem balizar a condução das atividades, gerando a cultura da organização.
São seus valores:
- Liderança.
- Patriotismo.
- Honra.
- Lealdade.
- Valorização do homem.
- Profissionalismo.
- Dever.
- Ética.
- Hierarquia e disciplina.
- Civismo.
- Coragem e Prontidão operacional.
Cargos do Concurso Aeronáutica [infográfico]
Agora que você viu de maneira resumida as informações sobre cada um dos cargos, vamos abordá-los mais uma vez, mas agora de maneira mais detalhada.
Concurso CPCAR – Curso Preparatório de Cadetes do Ar
O Curso Preparatório de Cadetes do Ar corresponde ao Ensino Médio, mas tem a missão de preparar seus alunos para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv).
Para fazer a prova o candidato precisa não ter menos de 14 (quatorze) anos nem completar 19 (dezenove) até 31 de dezembro do ano da matrícula.
A prova do concurso CPCAR traz as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa.
- Língua Inglesa.
- Matemática.
- Redação.
Além da prova objetiva, o candidato passa pelas seguintes etapas do concurso:
- Inspeção de Saúde (INSPSAU).
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP).
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).
- Validação Documental.
Veja o vídeo institucional da Escola Preparatória de Cadetes do Ar:
Vestibular ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado na cidade de São José dos Campos (SP), é um estabelecimento de ensino superior, sob a jurisdição do Comando da Aeronáutica que ministra a educação e o ensino necessário à formação de profissionais de nível superior, no campo da Engenharia, nas seguintes especialidades:
- Engenharia Aeronáutica.
- Engenharia Eletrônica.
- Engenharia Mecânica – Aeronáutica.
- Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica (Civil)
- Engenharia da Computação.
Para ingressar no ITA, você precisa não completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.
As seguintes disciplinas caem na prova do ITA:
- Inglês.
- Matemática.
- Português.
- Física
- Química.
Entenda o funcionamento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica:
Concurso para o CFS – Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica
Após a formatura no Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica, na Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAR (Guaratinguetá-SP), o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será classificado em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração. O curso de formação tem a duração de 2 anos.
É preciso não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.
O Concurso para o CFS tem as seguintes etapas:
- Provas Escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física.
- Inspeção de Saúde (INSPSAU).
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP).
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).
- Validação Documental.
Conheça a formação do Sargento da Aeronáutica assistindo o vídeo a seguir:
Concurso CFOINT – Curso de Formação de Oficiais de Intendentes da Aeronáutica
Após a formatura na Academia da Força Aérea – AFA (Pirassununga-SP) no Curso de Formação de Oficiais Intendentes, o aluno é declarado Aspirante-a-Oficial.
O aspirantado é um estágio com duração de 8 meses, após os quais, o aspirante é declarado Segundo-Tenente Intendente, que atua na atividade meio (administrativa) da FAB. O curso de formação tem duração de 4 anos.
Para ingressar no CFOINT é preciso que o candidato não tenha menos de 17 anos nem complete 23 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.
As etapas do concurso são as seguintes:
- Provas Escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física e Redação.
- Inspeção de Saúde (INSPSAU).
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP).
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).
- Validação Documental.
Concurso CFOINF – Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica
A Infantaria da Aeronáutica é responsável pela segurança e defesa de equipamentos, instalações e pessoas.
Após a formatura no Curso de Formação de Oficiais de Infantaria, na Academia da Força Aérea – AFA (Pirassununga-SP), o aluno é declarado Aspirante-a-Oficial.
O aspirantado é um estágio com duração de 8 meses, após os quais, o aspirante é declarado Segundo-Tenente de Infantaria. O curso de formação tem duração de 4 anos.
É preciso não ter menos de 17 anos nem completar 23 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.
As etapas do concurso são as seguintes:
- Provas Escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física e Redação.
- Inspeção de Saúde (INSPSAU).
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP).
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).
- Validação Documental.
Concurso CFOAV – Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Aeronáutica
O Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Aeronáutica forma aviadores da FAB. Ao se formar na Academia da Força Aérea, em Pirassununga-SP, os Cadetes se tornam Aspirante a Oficial e seguem para a cidade de Natal (RN), onde passam um ano recebendo instruções no Programa de Especialização Operacional (PESOP) na aviação de combate escolhida ao final do quarto ano da academia:
- Caça.
- Asas Rotativas.
- Transporte.
- Patrulha ou Reconhecimento.
O curso de formação tem duração de 4 anos. É preciso não ter menos de 17 anos nem completar 23 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.
As etapas do concurso são as seguintes:
- Provas Escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física e Redação.
- Inspeção de Saúde (INSPSAU).
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP).
- Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL) – somente para os candidatos que optaram pelo CFOAV e obtiveram a menção APTO na INSPSAU e no EAP Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).
- Validação Documental.
Concurso CADAR – Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica
O CADAR visa transmitir e reforçar os postulados básicos da vida castrense, além das características de resistência física, necessárias ao militar.
Procura-se sedimentar no estagiário os princípios basilares da hierarquia e da disciplina, os fundamentos da ética e o entendimento da estrutura organizacional da Aeronáutica, de modo que, ao término do Curso, o futuro Oficial esteja dotado de atributos e competências que o qualificarão a ser um integrante do Corpo de Oficiais da Aeronáutica – neste caso, atuando como Dentista.
Para fazer o CADAR o candidato deve não completar 36 (trinta e seis) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.
As etapas do concurso são as seguintes:
- Provas Escritas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e Redação.
- Inspeção de Saúde (INSPSAU).
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP).
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).
- Prova Prático-Oral (PPO).
- Validação Documental.
Veja o vídeo a seguir, mostrando a rotina do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, por onde passam os dentistas, médicos e demais profissionais de nível superior da Força Aérea Brasileira :
Concurso CAFAR – Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica
O CAFAR visa transmitir e reforçar os postulados básicos da vida castrense, além das características de resistência física, necessárias ao militar.
Procura-se sedimentar no estagiário os princípios basilares da hierarquia e da disciplina, os fundamentos da ética e o entendimento da estrutura organizacional da Aeronáutica, de modo que, ao término do Curso, o futuro Oficial esteja dotado de atributos e competências que o qualificarão a ser um integrante do Corpo de Oficiais da Aeronáutica – neste caso, atuando como Farmacêutico.
É preciso não completar 36 (trinta e seis) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula. Veja as etapas do concurso:
- Provas Escritas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e Redação.
- Inspeção de Saúde (INSPSAU).
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP).
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).
- Prova Prático-Oral (PPO).
- Validação Documental.
Concurso CAMAR – Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica
O CAMAR visa transmitir e reforçar os postulados básicos da vida castrense, além das características de resistência física, necessárias ao militar.
Procura-se sedimentar no estagiário os princípios basilares da hierarquia e da disciplina, os fundamentos da ética e o entendimento da estrutura organizacional da Aeronáutica, de modo que, ao término do Curso, o futuro Oficial esteja dotado de atributos e competências que o qualificarão a ser um integrante do Corpo de Oficiais da Aeronáutica – neste caso, atuando como Médico.
É preciso não completar 36 (trinta e seis) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.
As etapas do concurso são as seguintes:
- Provas Escritas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e Redação.
- Inspeção de Saúde (INSPSAU).
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP).
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).
- Prova Prático-Oral (PPO).
- Validação Documental.
EAOAP – Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica
O EAOAP visa transmitir e reforçar os postulados básicos da vida castrense, além das características de resistência física, necessárias ao militar.
Procura-se sedimentar no estagiário os princípios basilares da hierarquia e da disciplina, os fundamentos da ética e o entendimento da estrutura organizacional da Aeronáutica, de modo que, ao término do Curso, o futuro Oficial esteja dotado de atributos e competências que o qualificarão a ser um integrante do Corpo de Oficiais da Aeronáutica – neste caso, atuando como Administrador, Assistente Social Pedagogo, Psicólogo, entre outras carreiras.
A exigência é que o candidato deva possuir no mínimo 18 (dezoito) e no máximo 32 (trinta e dois) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.
As etapas do concurso são as seguintes:
- Provas Escritas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e Redação.
- Inspeção de Saúde (INSPSAU).
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP).
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
- Validação Documental.
Concurso EAOEAR – Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica
O EAOEAR visa transmitir e reforçar os postulados básicos da vida castrense, além das características de resistência física, necessárias ao militar.
Procura-se sedimentar no estagiário os princípios basilares da hierarquia e da disciplina, os fundamentos da ética e o entendimento da estrutura organizacional da Aeronáutica, de modo que, ao término do Curso, o futuro Oficial esteja dotado de atributos e competências que o qualificarão a ser um integrante do Corpo de Oficiais da Aeronáutica – neste caso, atuando como Médico.
É preciso não completar 36 (trinta e seis) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.
Confira as etapas:
- Provas Escritas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e Redação).
- Inspeção de Saúde (INSPSAU).
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP).
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).
- Validação Documental.
Concurso EIAC – Estágio de Instrução e Adaptação de Capelães da Aeronáutica
Já o Concurso EIAC visa transmitir e reforçar os postulados básicos da vida castrense, além das características de resistência física, necessárias ao militar.
Procura-se sedimentar no estagiário os princípios basilares da hierarquia e da disciplina, os fundamentos da ética e o entendimento da estrutura organizacional da Aeronáutica, de modo que, ao término do Curso, o futuro Oficial esteja dotado de atributos e competências que o qualificarão a ser um integrante do Corpo de Oficiais da Aeronáutica – neste caso, atuando como Capelão.
É preciso não ter menos de 30 (trinta) anos nem completar 41 (quarenta e um) anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula.
Conheça outras exigências:
- Curso superior de formação teológica regular.
- Ter sido ordenado sacerdote católico romano ou consagrado pastor evangélico.
- Possuir, pelo menos, três anos de atividades pastorais como sacerdote apostólico romano ou pastor evangélico, após a ordenação ou consagração (investidura).
- Sacerdotes Católicos Apostólicos Romanos – sexo masculino.
- Pastores Evangélicos – ambos os sexos.
As etapas do concurso:
- Exame de Escolaridade (provas escritas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e Redação).
- Avaliação do Arcebispo Ordinário Militar do Brasil.
- Inspeção de Saúde (INSPSAU).
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP).
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).
- Validação Documental.
Concurso QOCOn – Quadro de Oficiais Temporários
O QOCOn também visa transmitir e reforçar os postulados básicos da vida castrense, além das características de resistência física, necessárias ao militar.
Procura-se sedimentar no estagiário os princípios basilares da hierarquia e da disciplina, os fundamentos da ética e o entendimento da estrutura organizacional da Aeronáutica, de modo que, ao término do Curso, o futuro Oficial esteja dotado de atributos e competências que o qualificarão a ser um integrante do Corpo de Oficiais da Aeronáutica – atuando em áreas diversas.
É preciso não ter menos de 30 (trinta) anos nem completar 41 (quarenta e um) anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula.
As etapas do concurso são as seguintes:
- Provas Escritas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e Redação).
- Inspeção de Saúde (INSPSAU).
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP).
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).
- Validação Documental.
O que aprendemos neste artigo
Hoje compreendemos quais são os Concursos para os diversos cargos na Aeronáutica. Vimos os detalhes das seguintes carreiras:
- Concurso para o CPCAR – Curso Preparatório de Cadetes do Ar
- Concurso para o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
- Concurso para o CFS – Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica
- Concurso para o CFOINT – Curso de Formação de Oficiais de Intendentes da Aeronáutica
- Concurso para o CFOINF – Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica
- Concurso para o CFOAV – Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Aeronáutica
- Concurso para o CADAR – Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica
- Concurso para o CAFAR – Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica
- Concurso para o CAMAR – Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica
- Concurso para o EAOAP – Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica
- Concurso para o EAOEAR – Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica
- Concurso para o EIAC – Estágio de Instrução e Adaptação de Capelães da Aeronáutica
- Concurso para o QOCOn – Quadro de Oficiais Temporários
Em outros artigos vamos falar de forma mais aprofundada de cada uma delas.
Tenho um convite para você!
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Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que surge.
Até a próxima!
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