Concurso CBM-MG: o Guia Completo com materiais e atualizações em PDF!

Concurso CBM-MG

Hoje vamos falar sobre o Concurso CBM-MG, voltado para o Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais, uma das principais organizações de defesa civil do país.

Vamos tratar detalhadamente sobre o concurso, analisando a característica do edital, a natureza da profissão e todas as características do cargo.

Você também terá acesso a materiais de primeira qualidade, e dicas para uma preparação estratégica.

Caso surja alguma dúvida, deixe um comentário para que possamos esclarecer.

Vamos nessa!

Concurso CBM-MG 2018

Concurso CBMMG

A feliz novidade é que o Concurso para o Corpo de Bombeiro de Minas Gerais já está aberto, com 500 vagas disponíveis.

465 vagas são para soldado bombeiro combatente (o bombeiro tradicional), e 35 vagas são para soldado bombeiro especialista (em motomecanização, saúde e comunicação).

As inscrições ocorrem entre os dias 1º de outubro e 27 de novembro de 2018. A prova será no dia 20 de janeiro.

Nosso foco aqui será o cargo de soldado bombeiro combatente, com 418 vagas para o sexo masculino e 47 para o sexo feminino.

O trabalho do CBM-MG

Concurso Bombeiro Minas Gerais

A missão do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais é servir a sociedade mineira com atividades de coordenação e execução de ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndio, perícias de incêndio, busca e salvamento e estabelecimento de normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio ou qualquer tipo de catástrofe, contribuído para o desenvolvimento do Estado.

No vídeo a seguir as atividades da Instituição são apresentadas de maneira clara:

E aí… Preparado(a) para a missão?

Atribuições do Soldado Bombeiro de Minas Gerais

Soldado Bombeiro-MG

Agora vamos saber quais são as atribuições específicas do Soldado Bombeiro de Minas Gerais. Esse será seu trabalho ao longo da carreira na instituição:

  • Realiza resgates e salvamentos.
  • Combate incêndios.
  • Previne acidentes e sinistros.
  • Prepara-se para ocorrências.
  • Atende ocorrências com produtos perigosos.
  • Trabalha conforme normas e procedimentos técnicos, de segurança e preservação do meio ambiente.
  • Estabelece comunicação, triando e transmitindo informações, transmitindo e recebendo mensagens, e outras demandas que forem exigidas pelo Corpo de Bombeiros Militar e que atendam as normas em vigor.

Requisitos do Concurso

Requisitos do Concurso CBM-MG

Antes de fazer o Concurso CBM-MG resolva as pendências em relação aos requisitos de ingresso:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado.
  • Possuir idoneidade moral.
  • Estar quite com as obrigações eleitorais e militares.
  • Ter entre 18 (dezoito) anos e 30 (trinta) anos de idade na data de inclusão, ou seja, em 20 de janeiro de 2020, o que implica aos candidatos terem nascido entre 20/01/1990 e 20/01/2002.
  • Ter, no mínimo, o ensino médio completo ou equivalente até a data de inclusão, ou seja, em 20 de janeiro de 2020.
  • Para os candidatos ao Quadro de Especialistas, além do ensino médio, deverá também possuir curso técnico na área da especialidade a qual concorre, fornecido por instituição de ensino oficial, devidamente reconhecida ou autorizada pelo órgão governamental competente.
  • Os candidatos da área da Saúde deverão estar inscritos no respectivo Conselho na função para a qual concorrem.
  • Ter altura mínima de 1,60 m (um metro e sessenta centímetros).
  • Ter aptidão física.
  • Ser aprovado em avaliação psicológica e toxicológica.
  • Ter sanidade física e mental.
  • Não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de bombeiro militar ou que pelo seu significado viole lei e a ordem, tal como as que discriminem grupos por sua cor, origem, credo, sexo, orientação sexual ou que incitem o consumo de drogas ou a prática de crimes.
  • Não ter dado baixa por “mau comportamento” ou conceito incompatível, nos termos do Regulamento Disciplinar de outra instituição militar estadual ou das Forças Armadas.
  • Não ter dado baixa no conceito “C” na vigência do Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais.
  • Não ter sido exonerado ou demitido da PMMG ou do CBMMG, com base no art. 146, incisos II, III, IV ou V, letra “a” e caput do art. 147, da Lei Nº 5.301, de 16/10/1969.

Salário do Soldado CBM-MG

Durante o curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (graduação de soldado 2ª classe), sua remuneração será de R$ 3.506,40 mil reais.

Após a formatura, você passará a perceber uma remuneração de R$ 4.098,42 mil reais (soldado 1ª classe).

Fases do Concurso

Fases Concurso BM Minas Gerais

O concurso está dividido nas seguintes fases:

Prova objetiva

A Prova Objetiva valerá 10 (dez) pontos e será composta de 50 questões de múltipla escolha, referente ao Ensino Médio, valendo 0,2 (zero vírgula dois) pontos cada questão, com quatro alternativas de respostas para cada questão, sendo apenas uma alternativa correta.

Prova de redação

A Prova de Redação versará sobre tema contemporâneo de conhecimento geral, no valor de 10 (dez) pontos.

Exames Médicos Preliminares e Complementares

São realizados para verificar as condições de saúde do candidato para participação em todas as fases do concurso e exercício das atribuições do cargo.

Teste Psicológico

O exame psicológico tem por finalidade avaliar as características psicológicas do candidato, objetivando verificar se este apresenta algum dos fatores de contraindicação para admissão.

No teste, é realizada uma avaliação técnica e padronizada de características cognitivas e de personalidade dos candidatos.

Teste de Capacitação Física (TCF)

O Teste de Capacitação Física, também conhecido como Teste de Aptidão Física (TAF), avaliará os seguintes pressupostos:

  • Resistência Aeróbica – Corrida de 2.440 metros
  • Força Muscular de Membros Superiores – Barra fixa (masculino) e flexão de braços (feminino)
  • Agilidade (Shutlle-Run).
  • Flexão Abdominal.

Habilidades Natatórias

Os candidatos serão avaliados quanto às habilidades natatórias e as de desempenho em meio aquático, nadando 25 (vinte e cinco) metros em nado nos estilos peito ou crawl, no tempo máximo de 35” (trinta e cinco) segundos masculino e 40” (quarenta) segundos feminino, tendo como resultado apenas a condição de apto ou inapto.

Exame toxicológico

O exame toxicológico é utilizado para avaliar a sanidade física e mental do candidato mediante a detecção ou não do uso de drogas ilícitas que causem dependência química ou psíquica de qualquer natureza. A janela de detecção será de 180 (cento e oitenta) dias anteriores à data do exame.

O que cai na prova

Prova do Concurso Bombeiro de Minas Gerais

A prova do concurso CBM-MG traz as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa-  10 (dez questões).
  • Matemática – 10 (dez questões).
  • Geografia – 5 (cinco questões).
  • História – 5 (cinco questões).
  • Direitos Humanos – 5 (cinco questões).
  • Química – 5 (cinco questões).
  • Biologia – 5 (cinco questões).
  • Física – 5 (cinco questões).

Ao todo são 50 questões, todas valendo 0,2 pontos. Importante frisar que Língua Portuguesa e Matemática são prioritárias, já que possuem 40% das questões da prova.

Pegue a seguir os materiais para ajudar na sua preparação.

Os melhores materiais para estudar (e baixar em PDF!)

Se você quer ter uma preparação de qualidade para o Concurso CBM-MG estude diariamente, crie o hábito de estudar! O fator tempo é central para tornar-se um candidato competitivo.

Além disso, responda o máximo de questões de concursos anteriores. Isso fará com que você teste na prática seus conhecimentos. É bastante comum que os candidatos, mesmo compreendendo os conteúdos, errem as questões sobre eles, pois não têm a habilidade e prática para isso.

Além disso, evite materiais soltos, desatualizados, ou que tenham conteúdo de menos ou demais em relação ao que pede o edital do seu concurso, fazendo com que você perca tempo.

Em relação ao Concurso CBM-MG, a melhor opção que encontrei foi o seguinte material completo, atualizado e 100% confiável. Além de tudo, você tem a possibilidade de devolver o material em até 30 dias, caso não goste do conteúdo:

Apostila e Curso Soldado Concurso CBM-MGApostila e Curso Soldado Concurso CBM-MG

Pegue também os seguintes materiais complementares em PDF, além do edital do concurso com todas as informações sobre o concurso.

Bons estudos!

O que aprendemos neste artigo

Hoje nos dedicamos ao concurso do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais – Concurso CBM-MG. Vimos os detalhes da estrutura do concurso, além de informações sobre o cargo.

Conhecemos a prova do concurso e seu conteúdo, além de dicas e materiais para uma preparação de qualidade.

Tenho um convite pra você!

Deixe um comentário como contribuição 100% grátis pelo conteúdo que você acabou de acessar. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas por aqui.

Faço questão de ler todos os comentários e respondo na primeira oportunidade possível.

Até a próxima!

😉