Como escolher os melhores livros de Direito Administrativo para concursos

Livros de Direito Administrativo para Concurso

Quais são os melhores livros de Direito Administrativo para Concurso? Esta é uma pergunta recorrente entre candidatos de todo o Brasil que estudam através de livros para os seus concursos.

Por isso trago mais um artigo da série de análise de livros para concursos público, dessa vez focando uma das disciplinas mais importantes em concursos públicos.

Se no edital do seu concurso está presente alguma disciplina na área do Direito, as chances são muito grandes de Direito Administrativo estar presente. A esmagadora maioria dos concursos públicos no Brasil se enquadra nesse contexto.

Por isso é bom ter a preocupação de estudar com um material de qualidade, que realmente lhe dê chances de ter um bom desempenho no seu concurso.

Com isso em mente, veja a seguir como escolher um bom livro de Direito Administrativo para o seu concurso.

Estudar com livro vale a pena?

Livro de Direito Administrativo

Uma dúvida frequente entre os candidatos a concurso público é sobre a viabilidade de estudar através de livros. É uma opção viável, ou é melhor escolher apostilas ou cursos?

Nesse sentido é bom perceber qual é a vantagem e desvantagem de cada um desses formato:

  • Apostila – aborda de maneira direta (às vezes superficial) o conteúdo. Só traz o que vai cair em um concurso específico. Costumam ser mais baratas que as demais modalidades de material.
  • Curso (videoaula) – aborda diretamente o que vai cair na prova do concurso. É preciso ter atenção permanente durante as aulas. Costumam ser mais caros que as demais modalidades de material.
  • Livro – aborda de maneira aprofundada os conteúdos. Traz todos os assuntos que caem em uma disciplina, independentemente de estar presente no seu concurso. Exigem investimento intermediário.

Como você pode ver, a resposta para a nossa pergunta é: depende!

Se você está estudando para um concurso de alto desempenho e muito concorrido, e há disponibilidade financeira, estudar por livros em conjunto com um curso de qualidade é uma grande vantagem.

Outra opção, mais em conta, é focar apenas nos livros, que já trazem todo o conteúdo para cada disciplina do seu concurso.

Com o aumento das dificuldades para passar num concurso, tenho visto cada vez mais candidatos (de sucesso) aderindo aos livros.

Verifique o contexto em que está estudando e escolha o material ideal para você.

O que é um bom livro para concurso?

Agora vejamos quais critérios você precisa utilizar para escolher um bom livro de Direito Administrativo para o seu concurso.

A seguir vou indicar as duas principais obras que candidatos aprovados utilizaram para estudar. Mas, independentemente disso, você já pode escolher por si bons livros observando os seguintes aspectos:

  1. Professor: quem escreveu seu livro? Esse é um critério básico para escolher algo de qualidade. Busque autores com experiência na área de concursos.
  2. Especialidade: não estude por livros acadêmicos ou que tenham objetivos diferentes do seu, que é passar num concurso. Prefira obras feitas para concurseiros.
  3. Edição e editoração: livros bem divididos e organizados vão possibilitar uma leitura mais fluida e dinâmica, evitando cansaço e aumentando sua absorção dos assuntos.
  4. Livros de sucesso: se muitos candidatos aprovados já utilizaram determinados livros para estudar, as chances de você errar na escolha é muito menor. Considere a opinião de quem tem mais experiência!

Os Melhores Livros de Direito Administrativo para Concurso

Agora vejamos dois livros de Direito Administrativo que considero fundamentais para quem quer ter alto desempenho nesta importante disciplina.

Manual de Direito Administrativo – Série Provas e Concursos

Primeiro, um livro com um custo/benefício muito interessante: “Manual de Direito Administrativo – Série Provas e Concursos”. O autor é o professor Gustavo Mello Knoplock, autor de outros livros na área de concursos e professor há mais de 15 anos.

É um livro feito especialmente para concursos públicos, trazendo, inclusive, dicas dos temas mais cobrados, questões e resumos.

Livro de Direito Administrativo

→ Leia um trecho do Manual de Direito Administrativo – Série Provas e Concursos →

Direito Administrativo Descomplicado

O livro aborda todos os temas relevantes da disciplina, contemplando o conteúdo de editais dos principais concursos públicos.

Os autores são verdadeiras referências no tema: Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, com larga experiência no ensino para concurso público. Ambos são professores da Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda.

Direito Administrativo Descomplicado→ Conheça o Livro Direito Administrativo Descomplicado →

O que aprendemos neste artigo

Hoje vimos em detalhes como escolher um livro de Direito Administrativo que tenha as qualidades necessárias para a sua preparação.

Vimos porque escolher um livro como material de estudo e indicações de dois livros de Direito Administrativo para concurso.

Quero sua ajuda (grátis)!

Deixe agora um comentário como forma de contribuir pelo conteúdo que acabou de ler. Pra mim é essencial contar com a sua participação. É o que me motiva a continuar publicando aqui no Segredos de Concurso.

Críticas, dúvidas e sugestões são sempre são bem-vindas. Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que aparece.

Até a próxima!

😉