Mapa Estratégico: aprenda o que é e acerte no seu concurso!

Mapa Estratégico

O tema de hoje é de Noções de Administração: aprenderemos o que é Mapa Estratégico e entenderemos como esse assunto pode cair na prova do seu concurso.

A ideia é que possamos avançar na compressão dessa disciplina presente em vários concursos públicos brasileiros.

Caso surja alguma dúvida ao longo do artigo peço que deixe um comentário para que possamos esclarecer o que for necessário.

Vamos lá!

Aprenda o que é Balance Scorecard (BSC)

Balance Scorecard (BSC)

Antes de entender exatamente o que é um Mapa Estratégico, vamos falar um pouco sobre um conceito antecedente fundamental: Balance Scorecard (BSC), que, em tradução livre, quer dizer “Indicadores Balanceados de Desempenho”.

A tese do Balance Scorecard é que a gestão de uma organização não pode ser orientada apenas a partir dos seus indicadores econômicos e financeiros. O termo foi fundado por Robert Kaplan, professor de Harvard, e David Norton, consultor de empresas, na década de 90:

O Balanced Scorecard inclui indicadores financeiros, que mostram o resultado das ações do passado, e os complementa com indicadores operacionais, relacionados à satisfação dos clientes, processos internos e a capacidade da organização de aprender e melhorar.

Kaplan e Norton

Veja a seguir, em um vídeo de apenas 3 minutos, o que é a metodologia Balance Scorecard:

Entre as ferramentas utilizadas no Balance Scorecard, estão as seguintes:

  • Mapa Estratégico.
  • Indicadores de Desempenho.
  • Metas.
  • Projetos.

Logo a seguir falaremos sobre o Mapa Estratégico, mas antes é válido percebermos o quanto o Balance Scorecard é útil para a gestão de organizações públicas, já que elas lidam com bem intangíveis que não são quantificáveis apenas na perspectiva financeira.

O que é Mapa Estratégico?

Mapa Estratégico

O mapa estratégico é uma arquitetura lógica que representa graficamente a estratégia de uma organização, sua área de negócios, área de apoio, ou de qualquer outra estrutura organizacional, explicitando a relação entre acionistas, clientes, processos de negócio e capacidades.

O mapa traduz a missão, a visão e a estratégia da organização em um conjunto abrangente de objetivos que direcionam o comportamento e o desempenho institucionais.

Veja no vídeo a seguir, por exemplo, o Mapa Estratégico do SEBRAE:

Novamente citando Kaplan e Norton, o mapa estratégico é utilizado nas organizações para os seguintes objetivos:

  1. Esclarecer a estratégia no nível executivo.
  2. Comunicar a estratégia aos colaboradores.
  3. Alinhar as unidades, departamentos, funções e iniciativas.
  4. Focar os processos de gestão.

O Mapa Estratégico é uma ferramenta que facilita a todos os colaboradores da organização a compreensão da missão da organização, gerando identificação e movimentação de esforços para alcançar os resultados almejados.

3 questões sobre Mapa Estratégico

Questões de Concurso sobre Mapa Estratégico

Agora vamos responder 3 questões sobre Mapa Estratégico (e conceitos conectados) para você perceber como o assunto cai em concursos públicos organizados por grandes bancas.

Questão 01/FCC/2009

Em um mapa estratégico do balance scorecard, a

a) perspectiva financeira descreve os resultados intangíveis da estratégia, uma vez que se espera sua concretização no longo prazo.

b) perspectiva do cliente estabelece a proposição de valor para os clientes-alvo que, por sua vez, define o contexto para a criação de valor a partir dos ativos intangíveis.

c) essência da execução da estratégia é representada pela perspectiva dos clientes internos e a organização deve buscar o alinhamento consistente das ações e habilidades que agregam valor.

d) identificação de todos os processos que exercem algum impacto sobre a estratégia e que agregam algum valor para a organização ocorre na perspectiva dos processos internos.

e) perspectiva do aprendizado e do crescimento define os ativos tangíveis essenciais para a estratégia e estão relacionados aos cargos, sistemas e clima organizacional necessários para suportar os processos internos que criam valor.

RESPOSTA CERTA: letra “B”

Questão 02/ESAF/2013

A descrição clara da história e da lógica da estratégia, através de sua relação da causa e efeito entre os objetivos estratégicos, indicando claramente o que a organização deverá fazer acontecer para gerar valor, pode ser encontrada:

a) nos fatores críticos de sucesso.

b) no ciclo PDCA.

c) na matriz SWOT.

d) nos indicadores de desempenho.

e) no mapa estratégico.

RESPOSTA CERTA: letra “E”

Questão 03/Cespe/2013

Na elaboração de um mapa estratégico em que seja utilizado o modelo clássico proposto pelos criadores do balanced scorecard, deve-se encontrar, na base do mapa, quando do estabelecimento da relação de causa e efeito, a perspectiva

a) processos internos.

b) sociedade.

c) cidadão

d) inovação e aprendizado.

e) financeira.

RESPOSTA CERTA: letra “D””

Os Melhores Livros de Administração para Concurso

O que aprendemos neste artigo

Hoje nossa missão foi entender o que é Mapa Estratégico, um tópico importantíssimo de Noções de Administração para Concurso.

Lemos um pouco sobre o tema e vimos conceitos correlatos, além de vídeos e questões para melhorar o entendimento do assunto.

Tenho um convite para você!

Comente agora o conteúdo, como forma de contribuição 100% gratuita pelo que acabou de ler. Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que surge.

Deixe dúvidas, críticas e sugestões para que o conteúdo aqui no blog continue melhorando. Sua participação é nossa principal motivação!

Até a próxima!

😉