Como superar os concorrentes do seu concurso em 2018

Com um ano novo começando, é importante aproveitarmos a renovação de energias e o início de um novo ciclo para pensarmos com mais lucidez sobre os propósitos das nossas vidas. Isso inclui saber definir bem a estratégia de preparação para o seu concurso público.

Não adianta ficar de olho nos concursos previstos em 2018, se você não tem um método claro para estudar com qualidade. Além disso, é preciso ter um propósito: você está fazendo concurso por fazer ou há realmente muita intenção nessa aspiração?

Por fim, você precisa se estruturar para ter acesso a informações e conhecimentos de qualidade, que realmente lhe ajudem na aprovação.

Recapitulando, temos três elementos importantíssimos para começar 2018 sendo competitivo em qualquer concurso público que você fizer:

  1. Propósito
  2. Estratégia
  3. Estratégia

Vamos conversar um pouco sobre cada um desses elementos, e mostrar como você pode fazer a diferença em qualquer concurso em 2018.

Propósito

Propósito - Concurso Público

Você precisa fazer um concurso público por uma causa. Muitos candidatos entram na onda de ser concurseiro por modismo, sem notar exatamente o que um cargo público vai trazer para a sua vida.

Aí surge a pergunta: a minha causa pode ser exclusivamente financeira?

Não é recomendável. São muitos os casos em que os candidatos vivem muitos sofrimentos porque escolheram um cargo e/ou instituição que não lhe agradam na prática.

Imagine passar no concurso da PRF sem ter nenhuma disposição para multar pessoas? Ou tornar-se servidor do IBAMA sem ter afinidade com animais?

Converse com pessoas que já exercem o trabalho que você deseja. Elas são as melhores referências para lhe mostrar a realidade que você  vai encarar no futuro.

Outro ponto importante para notar é a distância do seu trabalho em relação à sua família. Há quem seja desapegado em relação a isso, há quem não consiga viver longe da mãe, pai, filho, marido etc.

Aqui vai uma dica preciosa: é melhor estudar meses e até anos a mais no concurso que está de acordo com o seu propósito do que passar em um concurso que lhe fará infeliz.

Então, busque o edital que alinhe esses três fatores:

  1. Remuneração mínima adequada
  2. Localização de acordo com as suas necessidades
  3. Tipo de trabalho e atribuições que lhe agradam

Deu pra compreender? Deixe um comentário dizendo como você lida com esses fatores na preparação para o seu concurso.

Estratégia

Estratégia para concurso público

Quando estou falando de estratégia no estudo para concurso, estou me referindo basicamente à forma como você organiza seu tempo, e ao cultivo da sua motivação para estudar.

Sem ilusões, preciso lhe dizer que é fundamental estabelecer uma rotina diária de estudo.

Os candidatos de sucesso não colocam a preparação para concurso público em segundo, terceiro, quarto plano… Eles simplesmente priorizam os estudos.

Pense bem: você está treinando para algo que vai modificar sua vida por inteiro. Esse é um grande objetivo.

Para grandes objetivos, você vai precisar de uma dedicação proporcional. É a lei da natureza! Não existe mágica.

Sobre a motivação, sugiro que você comece a pensar sobre a dieta de informações que você pratica atualmente. Como assim? Explico.

Digamos que você queira correr uma maratona. É adequado ter uma alimentação baseada em refrigerante, frituras, alimentos processados, enlatados etc?

Se seu corpo precisa ser nutrido adequadamente para alcançar grandes performances, com sua mente não é diferente. Quais tipos de informações você consome cotidianamente?

Ter uma mente saudável, livre de emoções negativas e sem o acúmulo de informações inúteis é fundamental para ter a motivação ideal nos estudos.

Fique atento ao que você lê, ouve e assiste. Esses conteúdos estão lhe fazendo bem? Ah… Quer tornar sua mente mais saudável? Aprenda a meditar!

Estrutura

Estrutura de estudo para concurso público

Até aqui falei de princípios que dizem respeito principalmente à sua configuração mental e emocional. Agora precisamos atentar também para a questão estrutural.

Atualmente, é possível encontrar muitos materiais de estudo gratuitos na internet, que vão lhe dar uma grande ajuda a melhorar a compreensão de determinados assuntos. Essa é uma notícia ótima! Aqui no blog disponibilizo frequentemente muitos materiais.

Mas também não podemos nos iludir, e achar que não será necessário ter materiais adquiridos com o mínimo de investimento. Sejam livros, apostilas e/ou cursos: estudar através de conteúdos certificados, atualizados e referenciados é um grande diferencial.

Muitas vezes os materiais disponíveis na internet estão desatualizados, mal organizados ou com conteúdo de mais ou de menos, o que nos faz perder tempo.

Pense apenas no primeiro salário que receberá no cargo escolhido por você. Qual a porcentagem que um material de estudo básico vai tomar dele? Ao fazer esse cálculo você verá o quanto é um grande lucro investir em um bom material.

Se quiser, leia os artigos que fiz testando as melhores apostilas para concurso e os melhores cursos online para concurso, onde você encontrará critérios objetivos para escolher seus materiais.

O que aprendemos neste artigo

Hoje aprendemos métodos de diferenciação e superação da concorrência nos estudos para concurso em 2018.

Aprendemos a definir nosso propósito em relação ao concurso que escolhemos. Entendemos a importância de uma estratégia para otimização do tempo e cultivo da motivação. Por fim, vimos a vantagem de ter uma estrutura mínima para estudar.

Agora preciso de você!

Gostaria que você deixasse um breve comentário sobre o que achou desse artigo. Se quiser, fale sobre seu propósito, sua estratégia e estrutura.

Caso tenha dúvidas de como melhorar um desses aspectos na sua preparação, é só falar: faço questão de ajudar.

Leio cada comentário e respondo na primeira oportunidade que surge.

Até a próxima!