Quais são as características do concurseiro aprovado?

Concurseiro Aprovado

“Danilo, dentre os candidatos que você já viu alcançar a aprovação, quais são as características principais? O que eles têm em comum?”.

Ouvi essa pergunta semana passada, quando estava num café com um amigo. No momento conversávamos sobre histórias de vários candidatos a concurso público – algumas delas de leitores aqui do Segredos de Concurso.

A pergunta caiu em minha mente como uma bomba, levando-me a outra pergunta: e se for possível definirmos as características básicas de um bom candidato a concurso público? Essa seria uma chave para desbloquear as dúvidas de muita gente que nem sequer percebe que está cometendo erros em sua preparação.

Se o “candidato ideal” investe em determinadas características, vale a pena os demais concurseiros seguirem as mesmas características para se dar bem, não é verdade? Pensando nisso, resolvi elencar características gerais que muita gente atribui ao concurseiro vencedor. Vou discutir todas elas aqui, dizendo se são, ou não, comuns entre candidatos de sucesso, baseado em alguns anos de experiência nessa área.

As características que analisarei são as seguintes:

  • Sorte
  • Disciplina
  • Inteligência
  • Técnica
  • Poder aquisitivo
  • Resiliência

Quais dessas características são fundamentais em um concurseiro? Faça sua aposta, e leia o resto do artigo.

Ele tem sorte?

O concurseiro aprovado tem sorte?

Uma pessoa “de sorte” pode ser definida como aquela que consegue colher resultados positivos sem ter agido para que isso ocorresse. Dizem que o apostador da loteria vencedor é um sujeito “de sorte”. Do mesmo modo há quem entenda que a sorte pode ajudar muito aquele ou aquela que presta um concurso público.

Gosto de uma frase dita por Thomas Jefferson:

Acredito muito na sorte; verifico que quanto mais trabalho mais a sorte me sorri. – Thomas Jefferson

De fato, não acho que alguém colha algum tipo de fruto positivo sem ter algum trabalho. Mesmo o apostador da loteria precisa se mover para apostar, e gastar o que paga pelo bilhete. Em concorrências tão grandes como a maioria dos concursos públicos no Brasil falar em sorte é até desrespeitoso com os aprovados.

Não conte com a sorte quando estuda para um concurso público. “Sortudo” é quem trabalha duro para se preparar.

Ele é mais disciplinado?

Disciplina para Concurso Público

Disciplina é a capacidade de uma pessoa para cumprir determinado conjunto de regras. Esse é um termo muito utilizado entre militares, por ser extremamente necessário que eles obedeçam as regras nas situações em que atuam. Se os militares fossem indisciplinados colocariam em risco muitas vidas, principalmente em ambientes como guerras e grandes catástrofes.

No caso do candidato a concurso público, a indisciplina pode ter efeitos também trágicos. Quando você estrutura seu método de estudo, e estabelece regras para cumprir no dia-a-dia da preparação, mas não cumpre essas regras, as chances de não conseguir ser aprovado aumentam.

Todo concurseiro de sucesso costuma ter um nível alto de disciplina, não abrindo mão de cumprir com suas metas de estudo. Ele sabe bem o que precisa fazer para ser aprovado, e descumprir suas próprias regras é um tiro no pé.

Como um militar que precisa obedecer para vencer a guerra, o bom candidato também é muito disciplinado nos estudos.

Ele é mais inteligente?

Concurseiro inteligente

A seguinte afirmação é muito comum: “Tereza é muito inteligente, passou em primeiro lugar em determinado concurso”. Ao fazer essa afirmação estamos dividindo o mundo entre pessoas inteligentes e pessoas não inteligentes. E aí entendemos que Tereza, por ser inteligente, conseguiu a aprovação.

Não tenho dúvidas de que cada um de nós tem qualidades e potencialidades únicas, o que torna todos especiais em alguma medida. Mas mesmo tendo extrema facilidade de aprender determinado conhecimento, você precisará de alguma dedicação para conseguir ser aprovado em um concurso público. Atribuem a Albert Einstein o seguinte pensamento:

O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. – Albert Einstein

Se um gênio como Einstein dá esse valor ao trabalho, o que nos faz entender que alguém conseguiu sucesso em um concurso por “ser inteligente”?

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!>

A verdade é que muitos de nós olha para quem tem sucesso e atribui a ele o título de inteligente para que possamos justificar com mais comodidade nossa própria preguiça e falta de confiança. Cada um possui uma capacidade de aprendizado diferente, mas isso pode ser treinado e melhorado.

Deixe de olhar para quem tem sucesso como heróis inalcançáveis. Passe a se perguntar o seguinte: o que preciso fazer para igualar e até superar essa pessoa bem-sucedida?

Ele é mais técnico?

Concurseiro Técnico

Num time de futebol amador é possível que você encontre muitos craques. Jogadores que driblam bem, têm a capacidade de chutar certeiramente para o gol e têm um bom preparo físico. Mas dificilmente um time amador conseguirá ganhar de um time profissional (mesmo dos piores times profissionais).

Isso acontece porque um time profissional é treinado para atuar em equipe, com técnicas que visam levar o time a usar o máximo dos seus recursos. Os jogadores são distribuídos de acordo com suas potencialidades. São orientados a não gastar energia desnecessariamente, a realizar jogadas ensaiadas e a atuar contra os pontos fracos do adversário. Tudo isso é ensinado pelo técnico, que constantemente observa e estuda o seu time e os oponentes.

A mesma lógica pode ser aplicada ao candidato a concurso público. Um “concurseiro amador” simplesmente lê tentando aprender, e não se dá conta que pode potencializar sua preparação com várias técnicas – memorização, aperfeiçoamento da leitura, conhecimento da banca, incremento da motivação etc.

Além disso, descobrir novas técnicas faz com que você estude mais, pois ao testá-las você já está estudando. Concurseiros de sucesso comumente utilizam várias técnicas, seja as consagradas e mais conhecidas, seja aquelas mais pessoais e particulares.

Ele tem mais dinheiro?

Concurseira rica

Com a internet ficou muito mais barato, ou até de graça, estudar para concurso público. Tenho certeza que qualquer assunto que você procurar conseguirá encontrar. O problema é que nem sempre esse conteúdo estará bem organizado e preparado para o seu concurso público.

É nesse sentido que a maioria dos materiais pagos superam os materiais gratuitos. Quando você paga por um material, atualmente, você está investindo não no conhecimento, mas na forma que ele está organizado. O conhecimento está disponível na internet, mas não apresentado da forma mais adequada para o concurseiro.

Leia: Como escolher a melhor apostila para seu Concurso – o Guia Definitivo

Ao mesmo tempo que seu tempo pode ser poupado pagando por bons materiais, em vez de pegar materiais gratuitos “brutos”, também não adianta gastar rios de dinheiro se você não tiver um método de estudo de qualidade, ou se você simplesmente não estuda o suficiente.

Conheço muita gente que tenta compensar a falta de estudos gastando centenas de reais em materiais. Dinheiro é bom, mas apenas se for bem utilizado.

Ele é mais resiliente?

Concurseiro resiliente

Talvez você conheça o brinquedo acima, chamado aqui no Brasil de “joão-bobo”. É um boneco inflável, com a base arredondada contendo geralmente areia. A principal característica do joão-bobo é que ele sempre fica em pé, mesmo que você chute, dê socos ou o jogue para cima.

Isso é resiliência. É a sua capacidade de retornar à forma original após ter sido submetido a algum impacto.

Quando você está estudando para um concurso público em diversos momentos receberá estímulos negativos e encontrará obstáculos para estudar. Todo dia você receberá um “golpe” diferente, que podem lhe levar ou não à desmotivação e desânimo. Se você for resiliente, agirá como o joão-bobo (que de bobo não tem nada): rapidamente voltará a seu estágio original.

Resiliência é uma das características mais importantes para um concurseiro de sucesso. Vários acontecimentos podem ocorrer para lhe tirar da sua estabilidade, mas você não pode se deixar levar por essas dificuldades. Persista!

O que aprendemos neste artigo

Neste artigo investigamos quais são as características que os candidatos aprovados em concurso público costumam ter. Nos perguntamos se o concurseiro de sucesso tem sorte, disciplina, inteligência, técnica, dinheiro e resiliência.

Foi possível compararmos essas características com o que somos, para orientar de maneira mais adequada nossa preparação.

Agora preciso de você!

Agora preciso que você deixe seu comentário dizendo o que achou desse artigo, e se acha que existem outras características importantes para um concurseiro de sucesso. Seu comentário é importantíssimo para continuarmos produzindo conteúdo por aqui.

Leio atentamente todos os comentários, e na primeira oportunidade que tenho respondo.

Até a próxima!

😉

  • Italo Kayan

    Super legal suas dicas. Vejo que cada um que alcançou o cargo público tem seu método, nem sempre ele era a pessoa mais inteligente que fez a prova, ou muito técnico etc, mas conseguiu alcançar. O que me conforta é saber que pra ninguém foi fácil, assim como não é fácil pra mim hoje, trabalhando 8h por dia e estudando até as 0h.

    • Justamente, Italo! É preciso encontrar seu próprio caminho. Forte abraço!

  • Gabriel Basilio

    Acho que tudo se define em esforço, a partir do momento que toma a decisão de que é aquilo que quer fazer, só basta ir atrás e persistir !!!

  • Francis Filho

    Depois de 14 de anos de concursado municipal, finalmente tomei uma decisão. Mudar de carreira e procurar coisa melhor pra mim. Não querendo desmerecer um concurso municipal, pois é dele que tiro meu sustento quase minha vida toda, porém já é hora de sonhar mais alto! Enquanto há vida há esperança! Boa sorte concurseiros!

  • Kelvin Alessandro

    Uma característica importante é a persistência , continuar mesmo depois de um fracasso e seguir em frente em busca de um objetivo, sem fraquejar ou desanimar , porque obstáculos no caminho não faltam !

  • Celso Junior

    Um dos melhores artigos que li sobre o tema dica de estudos. Gostei demais do conceito da resiliência, confesso que não o conhecia dessa maneira, foi muito bom saber. Antes de ler o artigo, apostei alto na disciplina, depois vi que técnica também é extremamente importante, pois não adianta muita coisa parar três horas para estudar um texto e não interpretá-lo depois, não memorizá-lo, não fazer exercícios, etc. Resiliência é outro ponto surrealmente relevante. Inteligência, todos os seres humanos sem nenhuma deficiência mental preocupante possuem, o segredo é saber aplicar a inteligência que cada um tem. Sorte? A sorte é para os esforçados, aí o Universo ajuda, rsrs.

  • Talita Almeida

    Muito legal esse site! estou aproveitando várias dicas 😉

  • Raiane Paula

    Primeiramente, o artigo falou tudo! Eu colocaria apenas mais uma característica: motivação. Levantar todo dia, com vontade de vencer!
    Tenho dificuldades com a disciplina. Várias coisas tiram meu foco. Mas, estou na saga da busca de dicas para sentar a bunda na cadeira e estudar com métodos eficientes. Sou uma concurseira iniciante, e acompanho sempre seu blog.
    Parabéns pela iniciativa.
    Obrigada pelo incentivo!

    • Eu que agradeço pelo seu depoimento, Raiane. Muito bom mesmo. Abraço!