Concurso Escrevente TJ-SP – o Guia Completo (com materiais!)

O Concurso Escrevente TJ-SP é a menina dos olhos dos concurseiros paulistas que buscam cargos de nível médio, com uma faixa salarial relevante no Estado de São Paulo.

Por isso vou tratar desse concurso com aprofundamento aqui no blog, para que você possa estudar de maneira eficiente, obtendo resultados reais.

Qualquer dúvida que surja no decorrer do artigo, peço que deixe um comentário para que eu possa lhe ajudar. Se não souber a resposta, vou à procura. 🙂

Sem perda de tempo, vamos ao que interessa!

Você conhece o TJ-SP?

Antes de fazer o Concurso Escrevente TJ-SP, é importante saber o que faz essa instituição, não é mesmo?

Não quero lhe ver frustrado após a aprovação no concurso, tendo ingressado em uma instituição que não lhe agrada suficientemente.

(Acredite, conheço muitos servidores públicos entediados com as suas instituições, por não terem a preocupação de conhecer um pouco delas antes de fazer o concurso).

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo é considerado o maior Tribunal do mundo em volume de processos. Então, prepare-se para trabalhar!

Por ser um Tribunal Estadual, tem como função julgar todas as causas que não se enquadram na competência da Justiça especializada (Federal, do Trabalho, Eleitoral e Militar).

Entre os tipos de demandas recebidas na Justiça paulista estão as seguintes ações:

  • Cíveis (indenizações, cobranças, Direito do Consumidor etc.).
  • Crimes comuns.
  • Processos das áreas de Família, Infância e Juventude.
  • Falências e Recuperações Judiciais e Registros Públicos.
  • Execuções fiscais dos Estados e municípios etc.

Agora a Missão, a Visão e os Valores do TJ-SP:

Missão

Resolver conflitos da Sociedade, no âmbito de sua competência, para preservação dos direitos, por meio do julgamento de processos ou de métodos adequados.

Visão

Ser reconhecido nacionalmente como um Tribunal moderno, célere e tecnicamente diferenciado, tonando-se um instrumento efetivo de Justiça, Equidade e Paz Social.

Valores

Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, Eficiência.

***

Você está de acordo com esse tipo de trabalho e ambiente institucional? Se sim, então vamos seguir na preparação para o Concurso Escrevente TJ-SP.

O que faz o Escrevente TJ-SP

Concurso TJ-SP

Já conhecemos um pouco da Instituição, agora vamos conhecer um pouco do trabalho desempenhado pelo Escrevente TJ-SP.

O próprio edital do concurso explica, em 6 pontos:

  1. Executar atividades relacionadas à organização dos serviços que envolvam as funções de suporte técnico e administrativo às unidades do Tribunal de Justiça.
  2. Dar andamento em processos judiciais e administrativos.
  3. Atender ao público interno e externo.
  4. Elaborar e conferir documentos.
  5. Controlar a guarda do material de expediente.
  6. Atualizar-se quanto à legislação pertinente à área de atuação e normas internas.

E então? É o trabalho dos seus sonhos?

A remuneração chega a mais de R$ 6 mil reais quando incluído o auxílio-alimentação e o auxílio-saúde.

A carga horária é de 40 horas semanais, e a exigência é de nível médio.

As etapas do Concurso Escrevente TJ-SP

Etapas Concurso TJ-SP

Um ponto importante do concurso, que está disponibilizando 235 vagas, é a divisão em duas etapas. Conheça cada uma delas a seguir.

Etapa 1 – Prova Objetiva

De caráter eliminatório e classificatório, terá duração de 5 (cinco) horas e visa avaliar o grau de conhecimento teórico do candidato necessário ao desempenho do cargo.

Ao todo são 100 questões das seguintes disciplinas:

Etapa 2 – Prova Prática

A prova prática prevê a formatação de um texto preestabelecido e a digitação de um outro texto.

Formatação de um texto preestabelecido: de acordo com as instruções a serem dadas quando da aplicação da prova, serão observados os erros cometidos nos seguintes itens: tipo de fonte, tamanho da fonte, formatação da fonte: negrito, itálico e sublinhado, alinhamento do texto, espaçamento do texto (entre linhas, entre parágrafos), margem e parágrafo.

Digitação de um texto: cópia de texto impresso, com aproximadamente 1.800 caracteres.

Ambas provas serão realizadas num computador Windows.

Para realizar a prova prática você precisará os candidatos habilitados e melhor classificados na prova objetiva.

Detalhes que fazem a diferença

Escrevente Técnico Judiciário

É importantíssimo atentarmos para cada detalhe do edital do concurso Escrevente TJ-SP. Num concurso como esse, onde espera-se uma concorrência gigantesca, não podemos deixar nada pra trás.

Veja o que diz o edital:

A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sendo os blocos I e II (Português e Direito) de caráter eliminatório, onde o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% das questões de cada bloco, além do caráter classificatório.

O bloco III (Conhecimentos Gerais) terá, apenas, caráter classificatório.

Será considerado habilitado na prova objetiva o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 5 (cinco) pontos no conjunto dos 3 (três) blocos.

Traduzindo o que diz o edital:

  • Você não pode errar mais que 50% das questões de Português ou Direito (mesmo que feche o resto da prova).
  • A prova terá 24 questões de Língua Portuguesa, 40 questões de Direito e 36 questões de Conhecimentos Gerais. Logo, precisará acertar, no mínimo, metade dessas questões.

Mas aqui vai minha dica de ouro. Eleve seu foco para mais de 80% de acertos na prova objetiva, pelo menos.

Esse é um concurso onde os candidatos jogam alto. Você não pode fazer diferente.

Apostilas em PDF para o Concurso TJ-SP

Apostila Concurso TJ-SP

Com o número de desempregados que o Brasil possui atualmente e com a escassez de bons concursos públicos nesse momento, o Concurso TJ-SP é um verdadeiro oásis no deserto.

Minha intenção não é implantar o terror, ao contrário. É lhe levar para uma mentalidade realista que reconhece o tamanho do desafio.

Sem meia-conversa: você precisará, a partir de agora, estudar diariamente algumas horas por dia, se quer ser aprovado.

Não deixe pra amanhã, faça isso hoje.

As provas do Concurso Escrevente TJ-SP estão previstas para o dia 25 de março de 2018. Faça as contas e veja como está próximo!

Material completo

O primeiro passo é ter um material completo para estudar. Os materiais gratuitos disponíveis para baixar podem ajudar muito, mas não substituem uma material base, atualizado, feito considerando o histórico do concurso, e o edital.

Segue minha sugestão para você concorrer no nível dos candidatos de primeira linha:

Apostila Concurso TJ-SP

Pronto. Com um material completo em mãos, vamos qualificar o que temos com conteúdos complementares. Os chamados “diferenciais”.

Edital do Concurso Escrevente TJ-SP 2018

Você tem dúvidas sobre algum detalhe da preparação? Quer aprender as regras do jogo? Será preciso ler o que diz o edital do concurso. Conhecendo o inimigo, fica mais fácil vencê-lo. Pegue o edital do Concurso TJ-SP!

Provas dos Concursos TJ-SP 2017, 2015, 2014 e 2012

Treinar através de questões anteriores é o suprassumo da preparação de qualidade. Se você ainda não faz isso, está perdendo tempo. Comece agora praticando e testando seus conhecimentos com as provas dos concursos anteriores TJ-SP, em PDF.

Apostila de Microsoft Word

Conhecimentos em Microsoft Word serão importantes tanto na prova de conhecimentos gerais (Informática) quanto na prova prática. Por isso você deve saber utilizar o software desde já. Veja essa apostila focada no Word!

Apostila de Português

A disciplina de ouro do Concurso TJ-SP, na qual você pode obter 24 questões para acertar, é Língua Portuguesa. Por isso selecionei uma apostila para derrubar um dos tópicos do concurso, a parte de Acentuação Gráfica.

O que aprendemos neste artigo

Chegamos ao final do artigo sobre o Concurso Escrevente TJ-SP. Pudemos conhecer os detalhes da atuação do Tribunal de Justiça Paulista, e as atribuições do cargo de Escrevente Técnico Judiciário.

Conhecemos os detalhes do edital do concurso, e materiais para incrementar nossa preparação (inclusive provas e apostilas em PDF).

Agora preciso de você!

Gostaria que você deixasse um comentário com dúvidas ou simplesmente dizendo o que achou desse artigo.

Pra mim é fundamental contar com a sua opinião. Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que surge.

Até a próxima!

😉

  • Vinicius

    Fiquei sabendo do concurso ontem, vim pesquisar hoje e por sorte dei de cara com esse post que foi feito ontem mesmo! Tenho apenas 3 meses para me preparar para algo que várias pessoas se preparam por anos, então estou agradecendo porque este post já está me dando uma ajuda gigante!

    • Legal, Vinicius. Não se intimide. Com fé, esforço e foco você pode se superar. Abraço!

  • Rafael Monteiro

    Obrigado pelo Artigo , começarei os estudos hoje 23/01/2018 e estava perdido , agora consigo me organizar ! vamos vencer! abraço