Apostila Nova Concursos é boa e confiável? Fizemos o teste!

Apostila Nova Concursos é boa?

Você pode ser um candidato extremamente disciplinado e dedicado, daqueles que permanece horas na frente do livro estudando para concurso. Você pode ser extremamente inteligente, que realiza cálculos precisos em pouquíssimo tempo. Mas se você estiver estudando por um material ruim, desatualizado e com conteúdo inadequado, nada disso faz diferença!

O material de estudo que você utiliza é a base de uma preparação de qualidade, independentemente de qual concurso você pretende realizar. Por isso já testei aqui quais são as melhores apostilas e os melhores cursos para concurso, dando dicas objetivas e práticas para a escolha do seu material.

Hoje vamos responder a vários leitores, que têm a seguinte dúvida: a Apostila Nova é boa? É confiável?

Faremos uma análise crítica e objetiva, sem achismos, para que você possa se nortear e tomar a decisão por si mesmo em relação à aquisição (ou não) da Apostila Nova para estudar.

Deixe seu comentário com dúvidas, caso apareça alguma ao longo do texto. Vamos nessa!

A Apostila Nova Concursos é confiável?

Apostila Nova Concursos é confiável?

A editora Nova (www.novaconcursos.com.br), responsável pela Apostila Nova, está no mercado há mais de 10 anos – desde 2008 está presente no mercado de apostilas para concurso. É um tempo razoável para criar experiência e aperfeiçoar seus produtos.

No site Reclame Aqui a empresa está com a reputação classificada como “Ótima”, o que mostra uma boa desenvoltura na qualidade dos produtos, no atendimento aos clientes e correção de possíveis falhas.

A principal reclamação entre os candidatos é o atraso na entrega – algo comum em outras editoras e outros produtos.

Veja alguns certificados que a Nova possui:

  • Certificado Ebit excelente: cerca de 90% dos clientes que compraram os materiais da Nova voltariam a comprar.
  • Certificado de Navegação Segura do Google: garante a segurança na compra, com o sigilo das informações do cliente.

Tomando esses parâmetros analisados, podemos dizer, sim, que a Apostila Nova é confiável!

Apostila Nova é boa? Tem qualidade?

A Apostila Nova concursos é de qualidade?

Tenho destacado aqui no Segredos de Concurso critérios objetivos para julgar a qualidade de uma apostila para concurso. A seguir os 6 elementos básicos que você deve analisar:

  1. A apostila deve ser feita considerando o conteúdo programático do edital.
  2. Apostila bem explicada, com boa didática e aprofundamento.
  3. A apostila deve ser bem dividida, preferencialmente de acordo com os tópicos do edital.
  4. Apostilas que destacam os conteúdos (negritos, sublinhados e resumos).
  5. Apostilas atualizadas (de acordo com o mais recente edital).
  6. Apostilas com um bom custo/benefício.

Analisei as apostilas do Concurso PRF, Concurso INSS e Concurso DETRAN-SP da Nova Concursos, e obtive os seguintes resultados.

Conteúdo Programático

Nesse sentido, a apostila da Nova Concursos é perfeita: todo o conteúdo programático do edital está presente no material deles.

Didática da apostila

As apostilas possuem o necessário para quem estuda para concurso. Caso o candidato queira se aprofundar, será necessário materiais complementares, como livros e cursos. Mas essa é uma característica de qualquer apostila no mercado: o conteúdo é o suficiente para você aprender, mas um detalhamento maior no conteúdo ajudaria, principalmente para iniciantes.

Organização

Acho a organização do conteúdo das apostilas Nova bem interessante. Os tópicos do edital são respeitados nos títulos e subtítulos, facilitando bastante a busca pelo conteúdo ao longo da leitura.

Apresentação do Conteúdo

O conteúdo é apresentado com bons espaçamentos, uso de negritos e até espaço para anotações. Não há inovação ou algo extraordinário, mas favorece uma preparação com qualidade sem problemas.

Apostilas Atualizadas

A Apostila Nova é sempre atualizada com o mais recente edital do concurso. Isso é uma grande vantagem para evitar estudar aquilo que não cai no concurso (ou que vai cair diferente, como no caso de leis que são modificadas).

Custo/benefício

Nesse aspecto considero as apostilas do Grupo Nova campeãs: no mercado de concursos públicos brasileiros eles têm uma boa qualidade, por um preço bastante competitivo.

Como usar as apostilas Nova

Como usar as apostilas Nova

Baseado em todas essas análises, recomendo a utilização das apostilas Nova em sua preparação. Trata-se de um material que pode tanto ser usado como principal referência quanto para norteador dos seus estudos.

Para essas duas possibilidades, aqui vão algumas dicas:

Apostila Nova como material base

Se seu concurso é de nível médio e/ou não possui muitas disciplinas especializadas, a Apostila Nova pode ser usado como material básico. Nesse caso, a sugestão é tirar dúvidas que por ventura surjam com materiais complementares – apostilas e vídeos disponíveis gratuitamente na internet, por exemplo.

Apostila Nova como material norteador

Em concursos mais avançados, com muitas disciplinas técnicas, sugiro que a Apostila Nova seja apenas seu norteador, definindo o caminho que você usará para estudar. O aprofundamento do conteúdo deve ocorrer através de livros especializados e/ou cursos feitos especialmente para seu concurso.

3 dicas para aproveitar melhor sua apostila

Dicas para estudar por apostila

Já analisamos a viabilidade de utilizar a Apostila Nova Concursos na sua preparação, agora conheça 3 dicas que vão multiplicar sua capacidade de aprendizado através dela:

Faça “tatuagens” na sua apostila

Estude deixando marcas na apostila do seu concurso. Deixe comentários, sublinhados, resumos e todo tipo de observação que facilite o seu aprendizado. Escrever na sua apostila deixa ela personalizada, facilitando a memorização e a revisão do conteúdo quando a prova estiver mais próxima.

Resolva as questões

Algo importante nas apostilas da Nova Concursos: elas trazem questões para treinamento do conteúdo estudado. Isso é fundamental para que o conhecimento não fique só na teoria: você testa na prática o que aprendeu.

Além das questões da própria apostila sugiro responder questões da mesma banca do seu concurso, para entender a “mente” que estará por trás da sua prova.

Crie metas claras e realistas

Veja a quantidade de páginas que sua apostila tem, e a quantidade de dias disponíveis para estudar. Seja realista: estabeleça metas de acordo com o que é possível. Assim você poderá saber o que deve estudar em um dia, uma semana ou um mês, por exemplo.

Se for o caso, priorize assuntos com maior peso na prova, não deixando de lado as outras disciplinas.

O que aprendemos neste artigo

Hoje respondemos à seguinte pergunta: a Apostila Nova é boa e confiável? Para isso, estabelecemos critérios objetivos, visando uma análise crítica a respeito da qualidade dos materiais da Nova Concursos.

A partir desses critérios, fiz o teste com apostilas de grandes concursos públicos, e revelei para você tomar como base.

Também dei sugestões e dicas para utilizar sua Apostila Nova Concursos de maneira eficiente na sua preparação para concurso público.

Colabore deixando um comentário!

O que achou do conteúdo que acabou de ler? Deixe um comentário como forma de contribuição 100% gratuita pelo que acabou de ler.

Pra mim sua participação é a grande recompensa pelo trabalho que desenvolvemos aqui. Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que aparece.

Até a próxima!

😉