Concursos Abertos 2019: conheça os novos editais previstos!

Concursos Abertos 2019

Quais serão os Concursos Abertos em 2019? Essa é uma dúvida que tenho recebido com frequência aqui no Segredos de Concurso.

Por isso trago hoje um artigo especial com as projeções dos concursos que tendem a abrir vaga em 2019, e dicas para você iniciar uma preparação consistente.

Caso surja algum questionamento ao longo da leitura deixe um comentário. Você tem tudo para desenvolver uma estratégia de estudos antecipada para conseguir o emprego público dos seus sonhos em 2019.

Vamos nessa!

Os novos governos e os concursos em 2019

No cenário do Governo Federal a tendência é que algumas áreas deixem de ser priorizadas, enquanto outras fiquem pra trás.

Concursos no âmbito do Ministério da Justiça e no Ministério da Fazenda tendem a ter mais autorizações e vagas. Isso porque os chefes dessas pastas – Sérgio Moro e Paulo Guedes – tem a “carta branca” do Presidente Jair Bolsonaro para atuar.

Por outro lado, concursos nas áreas ambientais (IBAMA e ICMBIO, por exemplo) e na área trabalhista dificilmente terão editais publicados com facilidade.

Nos estados e municípios as realidades variam bastante, mas também há uma tendência para que sejam mantidos concursos na área policial se intensifiquem.

Vamos analisar a seguir a realidade dos principais concursos Brasil afora.

Concurso Receita Federal 2019

Começando com a área fiscal, há uma grande expectativa de que a Receita Federal abra concurso em 2019.

Em entrevista recente, o diretor de Comunicação do Sindireceita, Odair Ambrosio, disse que “A Receita Federal opera hoje com apenas 40% do efetivo necessário para atender a todas as demandas”.

Como o novo Governo tem como prioridade ajustar as contas públicas, cuidar da arrecadação e da sonegação fiscal é prioritário. Nesse sentido, o Concurso da Receita torna-se importantíssimo.

Concurso Polícia Federal 2019

Também é grande a probabilidade da Polícia Federal ter novos concursos a partir de 2019. Mesmo com um concurso realizado recentemente, ainda assim, o efetivo da Corporação está bem aquém do que o Ministério da Justiça precisa para aumentar o combate à corrupção e ao crime organizado.

Todas as etapas do último Concurso PF já foram realizadas, e a expectativa é que a Corporação se organize para novo concurso.

Concurso PRF 2019

O cenário para o concurso da Polícia Rodoviária Federal é semelhante ao da Polícia Federal. Mas como o concurso ocorreu posteriormente, a tendência é que demore um pouco mais para um novo edital do Concurso PRF.

De qualquer maneira, mesmo que não saia em 2019, iniciar uma preparação bem estruturada agora será um grande diferencial.

Concurso INSS 2019

Há indicações de que o Instituto Nacional de Seguridade Social deva ficar subordinado ao Ministério da Fazenda no próximo governo. Isso é uma vantagem, já que a pasta terá grande prioridade e poder de decisão.

Com a reforma da previdência sendo cada vez mais discutida, o recrutamento de servidores para uma política de previdência eficiente é prioritário. É importante lembrar que em 2017 e 2018 o órgão perdeu um total de aproximadamente 4.000 servidores devido a aposentadorias.

Por isso o Concurso INSS 2019 tem grande possibilidade de ocorrer.

Concurso Banco Central 2019

Taí outro concurso que pode emplacar em 2019: o Concurso do Banco Central. Além da possibilidade do BACEN ganhar autonomia já em 2019, há um pedido por nova contratações em andamento.

Foram pedidas 990 vagas para os vários cargos do Banco Central.

Concurso IBGE 2019

Em 2020 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, realizará um novo CENSO demográfico, uma das ações mais importantes da instituição. Por isso contratar servidores é uma prioridade, já que há um déficit muito grande de pessoal.

Atualmente o órgão discute um concurso com 1.800 vaga, sendo 1.200 para técnico de nível médio e 600 de analista, de nível superior.

É muito provável que pelo menos uma parte destas vagas seja autorizada em 2019 para o Concurso IBGE.

Concurso MPU 2019

O MPU realizou seu concurso em 2018, mas uma preparação para 2019 não pode ser descartada, principalmente porque a instituição ganha cada vez mais importância na vida nacional.

Mesmo que o edital não saia em 2019, manter a preparação em dias é essencial para estar pronto assim que o edital do Concurso MPU for publicado – mesmo que seja em 2020.

Concurso TRF 2019

A Justiça Federal continua com toda força e influência para receber novas vagas em 2019. Vale analisar o caso de cada Tribunal Regional Federal para garimpar vagas preciosas nas diversas regiões.

É muito provável que tenhamos vagas de Concursos TRF em 2019. Fique atento!

Concursos Policiais 2019

Nos estados, a tendência é que grande parte das corporações policiais lancem concursos:

  • Concursos da Polícia Civil – Agente, Escrivão, Delegado, Perito.
  • Concursos da Polícia Militar – Praças e Oficiais.

A insegurança pública é um desafio em todos os estados do Brasil, e o incremento do efetivo policial deve ser uma prioridade.

Além das polícias, existem áreas afins que tendem a ter muitos editais também:

  • Concursos de Guardas Municipais.
  • Concursos de Agentes de Trânsito.
  • Concursos de Agentes Penitenciários.

Concursos para Professor 2019

Universidades, escolas estaduais e escolas municipais continuarão contratando. Caso você tenha formação para a docência, em qualquer área, pode se preparar desde já aos diversos concursos em todo o Brasil.

Mesmo que não haja concurso na cidade em que você reside, é muito provável que algum município próximo tenha vagas para lhe oferecer.

Outros concursos

Outros concursos que sempre surgem em diversos estados e municípios são os do Poder Legislativo (assembleias legislativas e câmaras de vereadores) e os concursos de procuradorias, tribunais de contas, secretarias estaduais etc.

Em 2019 o Segredos de Concurso vai intensificar a divulgação dos múltiplos editais. Fique atento!

Como passar num concurso em 2019

Que estratégia você deve estabelecer para conseguir a aprovação no concurso dos seus sonhos em 2019? A seguir vou mostrar um passo-a-passo para uma preparação estratégica antecipada.

Passo 1 – Escolha a sua área e o seu concurso

Um dos princípios indispensáveis para quem está estudando para concurso é o foco. É muito difícil você conseguir a aprovação estudando para muitos concursos ao mesmo tempo.

O ideal é que você escolha um concurso como prioridade, se aprofundando no conteúdo programático dele sem desviar sua atenção para outros concursos. No máximo, estude segmentado por áreas:

  • Concursos policiais.
  • Concursos de tribunais.
  • Concursos de saúde.
  • Concursos para professor.
  • Concursos fiscais.

Passo 2 – Entenda o seu concurso

Escolhido seu concurso (ou as principais áreas do seu concurso), chegou a hora de saber tudo sobre ele. Algumas perguntas que você precisa fazer:

  • Quais disciplinas caem no meu concurso?
  • Qual é a banca organizadora do meu concurso?
  • O que caiu nas provas anteriores?
  • Qual o desempenho (questões acertadas) dos aprovados nos últimos concursos?

Todos esses aspectos são fundamentais para que sua preparação seja feita com clareza e objetividade.

Passo 3 – Escolha materiais de qualidade

Você está estudando pelas melhores apostilas e cursos para o seu concurso? Não adianta ser dedicado, disciplinado e ter foco se você está utilizando materiais inadequados para estudar.

Apostilas, livros e cursos para concurso devem ser completos, atualizados e feitos especialmente para o seu concurso.

Passo 4 – Crie o Hábito de Estudar

Para ser aprovado em um concurso você precisa ter consistência. Estudar diariamente uma boa quantidade de horas é essencial para adquirir o máximo de conhecimento e ficar imerso no contexto do seu concurso.

Quanto mais você estudar, menos mais prazer essa atividade vai lhe dar. No início é mais difícil, mas com o tempo você estará acostumado.

Passo 5 – Resolva Questões Anteriores

Seu objetivo não é aprender o conteúdo, é acertar as questões. Parece leviano dizer isso, mas você vai se deparar com muitos casos em que, mesmo sabendo o assunto, você não saberá resolver as questões sobre ele.

Cada banca, cada disciplina e cada concurso tem seu próprio contexto de aplicação das questões. Por isso você deve treinar, na prática, seus conhecimentos através da resolução de questões.

Passo 6 – Faça simulados e revisões

Simulados servem para que você tenha uma noção de como irá se comportar no dia da prova.

Faça simulados com a quantidade de questões exatas do dia da prova. Se não for possível fazer da prova toda, faça pelo menos simulados de cada disciplina, separadamente.

O que aprendemos neste artigo

Hoje fizemos uma análise ampla do cenário dos concursos públicos no ano de 2019. Vimos o contexto de cada concurso e áreas para o novo ano.

Também fizemos um checklist para uma preparação de qualidade para seu concurso em 2019.

Contribua gratuitamente!

Deixe agora um comentário como forma de contribuição gratuita pelo conteúdo que acabou de ler. Trabalhamos com muito carinho e dedicação para que você possa realizar o sonho de assumir seu cargo público.

Dúvidas, sugestões e críticas são bem-vindas. Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que aparece.

Até a próxima!

😉