Como escolher os melhores livros de Contabilidade para concursos

Os melhores livros de Contabilidade para concursos

Obviamente, qualquer disciplina deve ser objeto de estudo cauteloso e cuidadoso por quem deseja passar num concurso público, mas existem disciplinas que são uma pedra no sapato de grande parte dos candidatos – uma delas é Contabilidade.

O grande problema de estudar Contabilidade é que o tema simplesmente não aparece na nossa formação escolar tradicional. Então, muitos conceitos são estranhos e desconhecidos. Daí surge a necessidade de estudar por materiais com didática clara e confiável.

Por isso escrevi este artigo com dicas sobre como escolher bons livros de contabilidade, a partir de critérios objetivos, para a preparação no seu concurso – qualquer que seja ele.

É importante notar que contabilidade é uma disciplina central em vários concursos: Concurso do Tribunal de Contas, Concurso PF, Concurso TRT e muitos outros.

Vamos à escolha dos livros!

Livro, curso ou apostila?

Livro, apostila e curso de contabilidade

Uma dúvida frequente entre candidatos a concurso público é o seguinte: estudar através de livros, apostilas ou cursos?

Para sanar sua dúvida em relação a isso, veja os tópicos a seguir falando um pouco sobre como utilizar cada um desses recursos.

Apostila

A apostila é uma coletânea de conteúdo atualizado de todos os assuntos que vão cair em determinado concurso, em forma de texto. É ideal para estudar exatamente o que vai cair na prova.

As apostilas geralmente oferecem conteúdos que oscilam do moderado ao superficial. Não trazem o aprofundamento de livros didáticos, pois geralmente são confeccionadas quando o edital é publicado, prezando, portanto, pela objetividade.

Curso

Os cursos para concurso tem o mesmo conceito das apostilas, com a diferença que possuem conteúdo em vídeo.

Aí vale a pena analisar a sua facilidade em assimilar conteúdo: você prefere conteúdos em vídeo ou a leitura pura e simples? Talvez a combinação entre essas duas modalidades seja interessante. Aqui o mais importante é testar!

Livro

Sabe quando você quer simplesmente fechar uma prova no seu concurso, acertando o máximo de questões para tornar-se competitivo? Ter um livro específico dessa disciplina é uma estratégia bem interessante.

O livro tem conteúdo mais aprofundado e detalhado sobre o assunto que você quer aprender – em nosso caso, Contabilidade – e garante que candidatos iniciantes não se percam na preparação.

Há também quem faça um mix de materiais, de acordo com a necessidade, unindo videoaulas, livros e apostilas. O mais importante é que você tenha autoconhecimento para tomar a decisão correta em relação ao que você precisa.

Quem escreveu seu livro?

Autor de livro de contabilidade

Publicar um livro nos tempos atuais é relativamente fácil. Por isso, é importante questionar sobre experiência e currículo de quem escreveu seu livro de Contabilidade.

Ele tem formação na área? Quais obras ele já escreveu sobre o tema? Ele é professor de Contabilidade em algum curso ou universidade?

Quanto mais estrada percorrida, mais o autor tende a ter uma metodologia que facilite o aprendizado.

A estrutura do livro

Estrutura do livro de contabilidade

A preparação para um concurso público é como uma maratona: exige treinamento no longo prazo, construção diferenciais pouco a pouco. Cada detalhe faz muita diferença.

Então, tal qual um maratonista pode ter dificuldades correndo com um tênis ruim, um candidato a concurso público deve se preocupar com a qualidade do seu material.

Um livro mal editorado, mal dividido e desorganizado vai fazer você perder muito tempo e energia nos estudos. Veja os exemplos a seguir… Primeiro, uma imagem que mostra uma texto bem estruturado:

Qualidades de livros de contabilidade

Agora, um texto mal estruturado:

Livro de contabilidade mal editorado

Como você pôde constatar, o tamanho, organização e técnicas de destaque dos textos fazem muita diferença na sua leitura. No longo prazo, os prejuízos podem ser significativos.

Assim, a sugestão é que você escolha livros de editoras reconhecidas, que geralmente organizam bem suas publicações, destacando tópicos, capítulos e resumos do conteúdo.

Finalidade do livro

Finalidade do Livro

O livro que você está querendo adquirir foi escrito para qual objetivo? É um livro acadêmico, com conteúdo e vocabulário rebuscado?

É um livro direcionado a iniciantes na contabilidade? É um livro feito para a preparação para um concurso público?

Essa análise é importante porque a linguagem utilizada e o foco dado no livro vão ser mais ou menos favoráveis de acordo com o seu objetivo. Se for possível, escolha livros feitos para concurseiros, com professores experientes nessa área.

Teste: os melhores livros de contabilidade para concurso

Com as referências acima você já é capaz de escolher um bom livro de Contabilidade para concurso. Mas fui além e fiz eu mesmo o teste das principais obras do mercado, e consultei concurseiros experientes sobre as melhores opções.

Entre os livros melhores avaliados, selecionei duas opções bem interessantes para que você tenha como referência:

Contabilidade Geral – Teoria e mais de 1.000 Questões

Contabilidade Geral - Teoria e mais 1.000 questões

Ed Luiz Ferrari é um autor já clássico na área de contabilidade para concursos públicos: ministra aulas na área há mais de 20 anos em diversos cursos preparatórios.

Seu livro “Contabilidade pela Geral – Teoria e mais 1.000 questões” é um dos livros mais utilizados por concurseiros de sucesso nessa área. Como é feito para concurso público, a obra vai direto ao ponto, facilitando bastante a compreensão com foco na resolução de questões.

Por falar em questões, o livro traz 1.000 exercícios para você treinar o conteúdo que estudou. Veja os tópicos presentes na obra:

  • Conceitos Básicos.
  • Patrimônio.
  • Resultado.
  • Contas.
  • Atos e Fatos.
  • Escrituração.
  • Provisões, passivos contigentes, ativos contigentes e perdas estimadas no ativo.
  • Depreciação, amortização, exaustão.
  • Operações com mercadorias.
  • Operações com pessoal.
  • Operações financeiras.
  • Balanço patrimonial.
  • Demonstração do resultado do exercício (DRE) e demonstração do resultado abrangente (DRA).
  • Demonstração de lucros ou de prejuízos acumulados.
  • Demonstração dos fluxos de caixa.
  • Demonstração do valor adicionado (DVA).
  • Participações societárias.
  • Estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro.
  • Matriz e Filial.

Conheça mais sobre o livro “Contabilidade pela Geral – Teoria e mais 1.000 questões”!

Contabilidade Geral para Concurso Público

Contabilidade Geral para Concurso Público

José Carlos Marion é mestre, doutor e livre-docente em Contabilidade pelo Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, pós-doutor pela Kansas University – EUA.

Walter Nobuyuki é mestre em Contabilidade e tem longa experiência docente na área de concurso público no Brasil.

Juntos criaram uma das obras mais importantes de contabilidade para concurseiros: Contabilidade Geral para Concurso Público. Veja os capítulos (que se desdobram em vários tópicos) inseridos no livro:

  • Patrimônio.
  • Teoria da contabilidade.
  • Equações patrimoniais.
  • Apuração do resultado e regimes de contabilidade.
  • Escrituração.
  • Demonstrações contábeis.
  • Balanço patrimonial.

Conheça mais sobre o livro “Contabilidade Geral para Concurso Público”!

O que aprendemos neste artigo

Hoje estabelecemos critérios objetivos para escolher os melhores livros de Contabilidade para Concurso. Analisamos a possibilidade de usar livros combinados com apostilas e cursos para uma preparação estratégica.

Ao final, conhecemos dois livros de Contabilidade utilizados por muitos candidatos Brasil afora para alcançar a aprovação.

Qual a sua dúvida? Posso lhe ajudar!

Deixe um comentário com sua dúvida sobre o que acabou de ler. Seu comentário é fundamental, e serve como contribuição 100% gratuita pelo trabalho que realizamos aqui.

Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que aparece.

Até a próxima!

😉