Manual prático para estudar com áudio

Áudio para Concurso Público

Quem estuda para um Concurso Público deve saber que os grandes diferenciais são construídos no cotidiano. Embora você possa utilizar técnicas que lhe ajudem muito a se diferenciar da concorrência ganhando tempo (memorização e aperfeiçoamento da leitura, por exemplo), é indispensável que o concurso esteja universalizado em seu dia-a-dia (chamo isso de princípio da universalização).

Significa que, sempre que possível, a sua preparação deve estar presente nos momentos mais diversos do seu dia, fazendo com que você absorva os conteúdos após entrar em contato com eles com alguma frequência.

Um exemplo: digamos que você tenha um imã de geladeira dizendo: “Napoleão perdeu a batalha de Waterloo”. Toda vez que você for beber água ou pegar qualquer coisa na geladeira será lembrado sobre a derrota que o Imperador francês sofreu. Isso não só lhe ajuda a aprender este conteúdo, especificamente, mas também a entrar na “atmosfera” do concurso.

Com as tecnologias existentes atualmente, uma das formas de tornar o concurso mais presente no seu cotidiano é utilizar áudio. Neste artigo vou lhe dar dicas importantíssimas para que seus estudos em áudio garantam um grande diferencial, qualquer que seja o concurso público que for realizar. Vamos nessa!

Calculando a viabilidade de estudar com áudio

Calculando os estudos com áudio

Muita gente acha que estudar através de áudio não vale a pena, alegando principalmente que é difícil se concentrar no que ouve. Mas, lembre-se: estudar por áudio é muito mais uma forma de inserir os estudos no seu dia-a-dia do que realizar uma análise aprofundada do conteúdo.

A grande vantagem do áudio é que você pode estudar a partir do seu telefone celular ou qualquer player de música e um fone de ouvido em situações onde ler é impossível ou desconfortável:

  • Arrumando a casa ou lavando pratos
  • Em filas, no ônibus coletivo ou no metrô
  • Em viagens de avião, carro ou ônibus
  • Realizando atividades físicas

Digamos que seu nível de absorção nos estudos normais (com leituras ou aulas) seja de 80% por hora, e que você absorva apenas 20% em uma hora dos estudos em áudio. O interessante é que a maioria dos candidatos reserva de 2 a 4 horas (ou menos) por dia para estudar. E atividades mecânicas, como as que citei acima, lhe tomam cerca de 2 horas por dia (ou mais).

Tomando por base esses números (4 horas de estudo e 2 horas de atividades mecânicas), diariamente você teria, caso use áudios para estudar, cerca de meia hora “extra” de estudo assimilado por dia (a maioria dos candidatos tem menos horas de estudo por dia e mais atividades mecânicas). Além disso, o tempo que você passa ouvindo conteúdo ligado ao seu concurso irá orientar sua rotina para a preparação, o que já é uma grande vantagem.

Mesmo sendo pessimista, você terá meia hora a mais de conteúdo estudando através de áudios, algo muito bom para quem pode deixar de ser aprovado por causa de apenas uma questão. Por isso, estudar por áudio é um diferencial importantíssimo!

O que você não vai conseguir estudar com áudio

Áudio para Concurso Público

Embora seja bem interessante estudar em áudio alguns conteúdos, principalmente aqueles mais teóricos, dificilmente você conseguirá estudar disciplinas que exijam mais prática.

Alguns exemplos de assuntos que não recomendo “enfrentar” em áudio:

  • Matemática e raciocínio lógico
  • Redação (a não ser algumas partes teóricas)
  • Física, química e outras ciências exatas
  • Outros assuntos que exijam demonstração e treinamentos práticos

Deixe para focar nessas disciplinas nas aulas, leituras e resolução de questões.

Extraindo áudio de videoaulas

Transformar vídeo em áudio

Agora que já sabemos como estudar por áudio pode ser um grande diferencial, chegou o momento de saber onde encontrar bons áudios, que realmente contribuam para a sua preparação. Minha primeira dica é o site “Youtube to MP3“, que possibilita transformar os vídeos do Youtube em áudio sem a necessidade de instalar qualquer programa em seu computador.

Para baixar o áudio de uma boa videoaula que você encontre no youtube, basta copiar o endereço do vídeo no navegador e colar no campo “url do vídeo no youtube”, para que o download inicie automaticamente.

Caso você tenha vídeos no seu computador, use o Miro Vídeo Converter, programa bem leve que permite tanto converter vídeos para vários formatos (caso queira diminuir o tamanho de vídeos do computador para assistir no celular, por exemplo) quanto extrair o áudio dos seus vídeos. Imperdível!

Áudios disponíveis para baixar

Áudios para baixar e estudar para Concurso Público

Com os áudios que for extrair dos seus vídeos, uma grande variedade de materiais já estarão disponíveis. Mas ainda há possibilidades bem interessantes, como as que indico a seguir:

Podcast Mamilos

Todo concurseiro precisa estudar atualidades. Por isso indico o podcast “Mamilos”, um programa semanal que comenta os principais temas atuais com um aprofundamento bem legal. Para baixar os podcasts (publicados toda sexta), acesse o site Brainstorm #9!

Professor Pasquale

Quer tirar dúvidas de português com um dos maiores especialistas do país? Confira o podcast do professor Pasquale Cipro Neto na Rádio Globo. Imperdível!

Podcasts de História

Se seu concurso possui assuntos de História, você acaba de se dar bem. Veja essa lista bem vasta de conteúdos em áudio sobre temas de História (do Brasil e Geral).

Precisando estudar Direito?

Estudar Direito através de áudio

Como aqui no Segredos de Concurso uma grande parte dos candidatos se interessam por disciplinas na área do Direito fui em busca de conteúdos em áudio que pudessem lhe ajudar. Encontrei 11 leis formato MP3, um conteúdo gratuito e bem interessante. Veja a legislação disponível:

Se bem utilizados, esses materiais podem lhe dar um grande diferencial.

Uma dica extra (e poderosa)!

Dica extra para estudar com áudio

Qualquer smartphone que você adquira já vem com aplicativo de gravação de áudio, uma ferramenta poderosa para a sua preparação. Como assim? Seguem duas técnicas que você pode usar para estudar:

  1. Gravar aulas que frequenta em cursos
  2. Gravar sua própria voz lendo partes relevantes do conteúdo. Faça comentários com sacadas para as suas revisões

Ouvir você mesmo falando, ou professores conhecidos, é uma das melhores formas de fixar conteúdos em áudio.

 

O que aprendemos neste artigo

Neste artigo mostrei como estudar conteúdo em áudio pode ser revolucionário para a sua preparação. Você pode conseguir pelo menos meia hora a mais de estudo diário para o seu concurso. Também indiquei conteúdos gratuitos em áudio para você baixar, além de ter ensinado a transformar vídeos em áudio.

Algo sério para você

Minha grande recompensa aqui no Segredos de Concurso é o feedback dos leitores. Peço que você deixe um comentário falando o que achou deste artigo, para que eu possa aperfeiçoar o conteúdo que publicamos aqui.

É sério! Nada, para mim, é mais importante que o seu retorno. Pode comentar e aguardar até que eu responda. Sempre leio e respondo todos os comentários na primeira oportunidade que tenho.

Até a próxima!

😉