Como vencer a Cespe: a mais temida banca de Concursos

Cespe Unb

Se você é um concurseiro atuante certamente já ouviu falar da Cespe/Unb, a banca mais temida entre todas as realizadoras de Concurso Público no Brasil.

A Cespe realiza boa parte dos principais concursos públicos do país, entre eles o da Polícia Federal e Rodoviária Federal, ABIN, Advocacia Geral da União, Caixa Econômica Federal, Câmara dos Deputados, Ministério Público da União entre outros.

Mas por que a Cespe é tão temida? Principalmente porque ela adota um sistema de pontuação diferente das demais bancas, onde a marcação como certa de uma questão errada faz com que o candidato perca ponto.

Isso significa que, em concursos organizados pela Cespe é possível que você tire zero na prova mesmo acertando metade das questões!

Além disso, as questões da Cespe não são de múltipla escolha. Cada tópico deve ser respondido como certo ou errado. Por isso as provas da Cespe costumam eliminar muitos candidatos mal preparados, ou candidatos desavisados, que não entendem bem o sistema de prova da banca.

Neste artigo vou lhe mostrar passo-a-passo como você deve se comportar em provas da Cespe, evitando perder pontos desnecessariamente.

É óbvio que nenhuma de nossas sugestões vai lhe tirar a obrigação de estudar bem e eficientemente. Mas vai lhe dar um norte para aplicar corretamente na prova tudo aquilo que você estudou. Vamos nessa!

Considere três opções de questões

Passar em Concurso da Cespe

Em uma prova da Cespe a maioria dos candidatos consideram três opções ao se deparar com uma questão: marcar como certa, marcar como errada ou não marcar.

Você fará diferente. No caderno de questões, você classificará cada questão como “tenho certeza” (se certa ou errada), “tenho dúvida” e “não sei”.

É como o semáforo: verde (siga em frente!), amarelo (atenção!) e vermelho (pare!). A seguir vou lhe mostrar porque classificar as questões assim é importante.

A regra 50/50

Passar em Concurso da Cespe

Pouca gente sabe, mas as provas da Cespe costumam ter 50% de questões certas e 50% de questões erradas. Fique à vontade para verificar os gabaritos de concursos anteriores ao que você quer fazer e comprovar esta tese.

Essa é uma informação preciosíssima, pois permite que você faça as seguintes análises na sua prova:

  • Se você marcou mais de 50% das questões como certas (ou como erradas) provavelmente alguns erros foram cometidos
  • Se você tem dúvida de algumas questões, só decida marcá-las ou não após fazer as contas da quantidade de certas ou erradas já marcadas com certeza

Sempre considere esse percentual antes de marcar definitivamente o cartão de respostas.

Marcação não intencional

Passar Concurso Cespe

O tempo para entregar o cartão de respostas vai acabando e você fica nervoso. Aquela questão que era pra ter ficado em branco acaba sendo marcada por um equívoco seu. O que fazer?

Simples. Assim como não marcar anula a questão, marcar as duas bolinhas (certo e errado) para a mesma questão evita que você perca pontos (mas também não ganha, obviamente).

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!>

Um alerta que pode significar sua aprovação!

Dicas aprovação Cespe

Fique atento ao edital do seu concurso da Cespe. Em alguns casos marcar uma questão indevida tira apenas meio ponto, em vez de um ponto.

A vantagem disso? É que sempre valerá a pena “chutar”, mas baseado nas regras que ensinei anteriormente, principalmente regra 50/50.

A título de exemplo, considere uma prova de 100 questões onde o candidato tem certeza de 50 delas. Se deixar as outras 50 sem marcar ele ficará com 50 pontos.

Caso marque as outras 50 e, dentro da probabilidade, aplicando as técnicas acima, acerte metade e erre metade, ele terá 25 pontos a mais (pelos acertos) e 12,5 pontos a menos (pelos erros). Ou seja: ficará com 62,5 pontos!

Leia atentamente o que o edital do concurso estabelece. Se o erro cortar apenas 0,5 ponto vale muito a pena se arriscar.

Lidando com a pressão

Fazer prova da Cespe

Lembre-se que a prova da Cespe é complicada para todos os candidatos (independentemente do nível de preparação). Não conheço sequer um candidato que tenha acertado todas as questões em um concurso da Cespe.

Por isso, fique tranquilo, e faça a prova tendo a certeza de que acertar entre 60% e 80% das questões (a depender da concorrência) já é uma grande tarefa.

Não deixe o “dragão” Cespe lhe abater.

Treine antes

Cespe Unb

Todas essas dicas vão lhe servir muito mais no dia da prova se você fizer simulados com provas anteriores do Concurso Público que pretende passar.

Caso não encontre provas anteriores do seu concurso, especificamente, procure outras provas de áreas e cargos similares. Treine cada uma das técnicas para chegar no dia da prova afiado.

Como mostramos, elas podem ser o diferencial para a sua aprovação.

O que aprendemos neste artigo

Se você leu até aqui, agora já está preparado para responder uma prova de Concurso Público da Cespe sem ter receio do funcionamento dela.

Mostrei como fazer para ganhar pontos em questões mesmo sem ter estudado o assunto delas. Fique atento principalmente à regra 50-50, uma das mais importantes deste artigo.

Tenho um convite para você!

Agora preciso da sua ajuda. Por favor, deixe um comentário dizendo o que achou do artigo.

Caso já tenha feito alguma prova da Cespe, e tenha dicas a dar para nossos leitores, comente sua sugestão. Para mim é muito importante ter esse retorno para continuar escrevendo sobre Concurso Público aqui no blog.

Até a próxima!

😉