Gestão de Pessoas para Concurso: aprenda rápido e acerte as questões!

Gestão de Pessoas para concurso

Hoje falaremos sobre Gestão de Pessoas, um tema frequente em vários concursos brasileiros, principalmente no conteúdo programático de Noções de Administração ou Administração Pública.

Concursos como o do IPHAN e os Concursos TRT são exemplos de editais que trazem Gestão de Pessoas entre as disciplinas.

Aqui vamos ver alguns conceitos iniciais, questões que caíram em concursos recentes e materiais para baixar em PDF.

Caso surja alguma dúvida, deixe um comentário para que possamos esclarecer.

Vamos lá!

O que é Gestão de Pessoas?

O que é Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas é a função gerencial que objetiva o relacionamento entre as pessoas que atuam nas empresas em busca dos objetivos das organizações e dos indivíduos.

A Gestão de Pessoas é um conjunto de atitudes métodos, técnicas e práticas definidas com a intenção de gerenciar os comportamentos internos e potencializar o recurso humano nas empresas ou organização pública.

Quando falamos de Gestão de Pessoas não estamos falando de um departamento ou repartição da organização. Entre outros, aspectos, a Gestão de Pessoas trabalha nas seguintes áreas:

  • Harmonização da equipe gerenciamento dos conflitos.
  • Identificar o potencial dos colaboradores e delegar as tarefas de acordo com os talentos e fragilidades de cada um.
  • Dinamizar a comunicação entre os colaboradores da organização.
  • Motivar e engajar todos com os objetivos organizacionais.

Recursos Humanos

Recursos Humanos

Para entender ainda melhor o conceito de Gestão de Pessoas, vale lembrar do tradicional “RH”, ou setor de Recursos Humanos, existente em muitas empresas – mas cada vez mais em extinção.

O RH era o responsável pela contratação e avaliação, pagamentos, regularizações e varias outras funções administrativas relacionadas às pessoas que faziam parte da empresa.

O setor de Recursos Humanos realiza suas funções de acordo com as necessidades da empresa. Ou seja, ele trabalha com atividades predeterminadas, fazendo apenas trabalhos administrativos

Diferença entre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos (RH)

Diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

Na Gestão de Pessoas, os colaboradores são vistos como parceiros da instituição. No Recursos Humanos, como o próprio nome diz, as pessoas são vistas como recursos.

Veja a diferença, de acordo com um dos maiores especialistas em Gestão de Pessoas, Idalberto Chiavenato:

Pessoas como recursos (Recursos Humanos)

  • Empregados isolados nos cargos.
  • Horário rigidamente estabelecido.
  • Preocupação com normas e regras.
  • Subordinação ao chefe.
  • Fidelidade à organização.
  • Dependência da chefia.
  • Alienação em relação à organização.
  • Ênfase na especialização.
  • Executoras de tarefas.
  • Ênfase nas destrezas manuais.
  • Mão-de-obra.

Pessoas como parceiras (Gestão de Pessoas)

  • Colaboradores agrupados em equipes.
  • Metas negociadas e compartilhadas
  • Preocupação com resultados
  • Atendimento e satisfação do cliente
  • Vinculação à missão e à visão
  • Interdependência entre colegas e equipes
  • Participação e comprometimento
  • Ênfase na ética e na responsabilidade
  • Fornecedoras de atividade
  • Ênfase no conhecimento
  • Inteligência e talento

Eras organizacionais na Gestão de Pessoas

Eras organizacionais na Gestão de Pessoas

Geralmente os especialistas consideram a existência de três eras organizacionais na Gestão de Pessoas do ano 1900 até aqui:

  • Era da industrialização clássica.
  • Era neoclássica.
  • Era da Informação.

Vamos conhecer um pouco de cada uma delas para entendermos como a Gestão de Pessoas é concebida nos dias atuais.

Era da industrialização clássica

Faz referência ao período posterior à Revolução Industrial, até meados do século XX. A cultura organizacional era voltada para o passado e para a valorização e conservação das tradições.  As pessoas eram consideradas recursos de produção.

Nesta época, surgem os departamentos de relações industriais e departamentos de pessoal, destinados a fazerem os empregados cumprirem as exigências e normas organizacionais.

Os empregados eram vistos apenas como fornecedores de esforços físicos e musculares onde predominava a mão de obra farta.

Era Neoclássica

É o período entre as décadas de 1950 a 1990, logo após a Segunda Guerra Mundial. A teoria clássica foi substituída pela teoria neoclássica de administrar.

O modelo burocrático foi redimensionado pela teoria estruturalista e a teoria das relações humanas foi substituída pela teoria comportamental.

Era da Informação

Teve início em 1990 até a atualidade. É a era das mudanças rápidas e inesperadas. Teve um grande desenvolvimento e passou a influenciar o comportamento das organizações em relação às pessoas.

As organizações modernas deixaram para trás a era clássica e neoclássica de administrar, de valorizar as tradições antigas mudando a maneira de pensar, de agir e de administrar pessoas.

A gestão de pessoas na era do conhecimento abriu inúmeros espaços relacionados à reestruturação dos processos internos de recursos humanos, dos programas, e das estratégias para atrair, desenvolver, recompensar e reter os mais importantes ativos da empresa, que são as pessoas.

5 questões de Gestão de Pessoas em concursos (resolvidas)

Questões de Gestão de Pessoas

Agora vamos responder 5 questões de Gestão de Pessoas, todas elas de concursos públicos organizados por grandes bancas recentemente.

Mesmo que você não saiba o conteúdo, é importante perceber como o tema é cobrado nos concursos. Deixe um comentário com dúvidas e percepções sobre as questões.

Questão 01 – FCC/2018

A respeito dos conceitos de recrutamento e seleção de pessoal tem-se que

a) recrutamento é voltado à busca dos candidatos mais aptos para uma vaga aberta, e pode ser externo ou interno.

b) seleção consiste na escolha do candidato para uma vaga disponível na organização, necessariamente entre candidatos integrantes do quadro, mediante promoção.

c) a progressão funcional do empregado na estrutura da organização se dá mediante recrutamento, dentre os pré-qualificados em processo de seleção.

d) a organização pode optar para o preenchimento de uma vaga aberta por um processo externo, mediante recrutamento, ou interno, mediante seleção.

e) recrutamento e seleção correspondem, do ponto de vista material, à mesma atividade, sendo formalmente diversos apenas em relação ao processo de aplicação.

RESPOSTA CERTA: letra “A”

Questão 02 – Vunesp/2018

Os modelos de excelência em gestão colocam como um dos mais importantes objetivos a valorização das pessoas que compõem a organização.

Uma das formas de praticar essa valorização é por meio da utilização de uma forma de gestão que contribua para o aprimoramento de habilidades técnicas, operacionais e comportamentais dos funcionários, a fim de cumprir com os objetivos e os resultados organizacionais. O nome desse modelo é gestão

a) Compartilhada.

b) por Desenvolvimento Organizacional.

c) Participativa.

d) por Resultados.

e) por Competências.

RESPOSTA CERTA: letra “E”

Questão 03 – Cesgranrio/2018

Uma funcionária considera que, para desempenhar bem o seu papel de avaliadora do desempenho de sua equipe, é importante saber dar um feedback coerente e preciso.

Para que o seu feedback seja bem feito e se transforme em fonte de aprendizagem em vez de fonte de ruídos e ressentimentos, ela deve

a) dar feedbacks pessoais em público e buscar dados, provas, fatos e testemunhas que complementem sua apresentação, programando o tempo necessário para a conversa que pretende ter.

b) fornecer exemplos específicos, deixar claro o que no comportamento precisa ser mudado, concentrando sua observação no que se deve fazer, não no que está errado.

c) focar o feedback na pessoa e não no seu comportamento ou resultados, minimizando-se as críticas e estabelecendo, de forma conjunta (supervisor e subordinado), os alvos a serem alcançados.

d) ser genérica e subjetiva nas suas informações repletas de expressões do tipo “talvez”, “quem sabe” entre outras, evitando focalizar no problema e utilizar exemplos.

e) ser avaliativa em vez de descritiva e qualificar a outra pessoa, fazendo uso de uma linguagem que possa estimular um comportamento defensivo ou uma reação emocional.

RESPOSTA CERTA: letra “B”

Questão 04 – IADES

Assinale a alternativa que indica uma desvantagem para os trabalhos realizados em equipe.

a) Barreiras reduzidas entre os departamentos.

b) Menor tempo de reação e decisões mais rápidas.

c) Moral mais elevado e entusiasmo decorrente do envolvimento das pessoas.

d) Maiores custos administrativos.

e) Tempo e recursos despendidos em reuniões.

RESPOSTA CERTA: letra “E”

Questão 05 – FGV/2018

Uma organização de médio porte utiliza o método de escalas gráficas para avaliação de desempenho de seus funcionários. A gerente de recursos humanos entende que o método tem como principal vantagem a facilidade de aplicação.

No entanto, o método de escalas gráficas apresenta desvantagens, como:

a) tornar difícil a comparação dos resultados dos funcionários;

b) tornar difícil o feedback ao avaliado;

c) ter custo operacional elevado;

d) produzir efeito de generalização (efeito halo);

e) exigir a negociação prévia das metas com os funcionários.

RESPOSTA CERTA: letra “D”

3 apostilas sobre Gestão de Pessoas (em PDF)

Para incrementar seus estudos, tornando-o um candidato competitivo nas questões de Gestão de Pessoas para concurso, pegue 3 apostilas em PDF sobre o tema:

Bons estudos!

O que aprendemos neste artigo

Hoje nos dedicamos à compreensão da disciplina “Gestão de Pessoas”, presente em muitos editais de grandes concursos públicos brasileiros.

Vimos alguns conceitos da área, além de questões resolvidas e materiais em pdf para download imediato.

Tenho um convite para você!

Agora deixe um comentário dizendo o que achou desse artigo e quais dificuldades você tem para aprender Gestão de Pessoas.

Deixe dúvidas, sugestões e críticas para aperfeiçoar o conteúdo aqui no blog. Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que surge.

Até a próxima!

😉