Como os candidatos de sucesso arrumam suas mesas de estudo para concurso

Mesa de Estudo para Concurso

Em 1969, na Universidade de Stanford (EUA), o Professor Philip Zimbardo, junto com outros pesquisadores, fez um experimento muito interessante. Abandonou dois carros idênticos na rua. Deixou um no Bronx, zona pobre e problemática de Nova York, e o outro em Palo Alto, uma área bem calma e segura da Califórnia.

O carro abandonado no Bronx começou a ser vandalizado em poucas horas. Roubaram as rodas, motor, espelhos, rádio etc. Levaram tudo que podia ser aproveitado, e o que não era foi destruído. Já o carro abandonado em Palo Alto permaneceu intacto.

Para “apimentar” o experimento, o professor Philip decidiu quebrar um vidro do carro de Palo Alto. O resultado foi que o mesmo processo ocorrido no Bronx ocorreu: danos e violência levaram o veículo para o mesmo estado como o do bairro pobre. Por que o vidro quebrado no carro abandonado em um bairro supostamente seguro é capaz de iniciar todo um processo criminal? É algo que tem a ver com o comportamento, com a psicologia humana.

Depois do professor Philip vários cientistas estudaram o fenômeno, e criaram uma teoria chamada de “Teoria das Janelas Quebradas”. Basicamente, a teoria diz que, quanto mais desorganizado e danificado for o espaço, maior a chance das pessoas desobedecerem as normas e praticarem desordens. Responda rápido: você teria mais coragem de jogar um papel no chão de uma rua limpa, com placas de “não jogue lixo na rua” ou em uma rua deteriorada, com sujeira acumulada e desorganizada?

Como se vê, nosso comportamento está muito condicionado pelo espaço físico em que vivemos, e isso não é diferente quando se trata do ambiente de estudo para concurso. Por isso é importantíssimo saber organizar sua mesa de estudo, pois ela pode fazer com que você perca tempo e motivação na sua preparação. É como se uma mesa desorganizada fizesse você “desobedecer” à sua própria vontade e necessidade de estudar para concurso.

Para lhe ajudar com isso, vou lhe ensinar neste artigo como usar sua mesa a seu favor. Muitos candidatos de sucesso já estão fazendo isso, chegou a sua vez de aprender o seguinte:

  • Como organizar a mesa de estudo para não perder tempo?
  • O que pode atrapalhar minha concentração?
  • Como usar minha mesa para estudar com motivação e eficiência?

Você vai se surpreender com as técnicas que ensinarei. Na sua próxima jornada de estudo você já poderá adotar essas medidas bem simples e práticas, e verá como a qualidade da sua leitura vai melhorar.

Como organizar a mesa para não perder tempo?

Perdendo tempo com a mesa de estudo para concurso

Você sabe por que é proibido falar ao celular enquanto está dirigindo? Simplesmente porque sua atenção fica comprometida, e você não conseguirá executar as manobras necessárias para dirigir com segurança se não estiver totalmente atento ao volante.

A atenção é a mais importante de todas as faculdades para o desenvolvimento da inteligência humana – Charles Darwin

Estudar para concurso não é diferente: você precisa estar 100% atento ao objeto de estudo, ou perderá tempo estudando sem aprender e interrompendo os ciclos de aprendizado. Por isso, aí vai o primeiro ensinamento: nunca coloque em sua mesa de estudo telefone celular, relógio, televisão, computador, video game ou qualquer outra coisa que faça com que você perca sua atenção na condução dos seus estudos.

Lembre-se que você está estudando para concurso visando uma mudança na sua vida, a realização de um sonho. Nada pode lhe atrapalhar nesse momento. Não faça concessões.

Outro ponto é o seguinte: em sua mesa deve estar tudo o que você precisa para estudar. Lápis, borracha, caneta, corretivo, caderno, folha de rascunho, apostila, livros, tablet (sem internet) etc. Por que isso? Para evitar que você precise levantar durante os seus estudos, e assim desviar sua atenção para o que não deve. Ao levantar você corta a conexão com os estudos e perderá tempo refazendo o caminho que já tinha trilhado.

Quantas vezes, ao esquecer um lápis, por exemplo, temos que atravessar a casa e então encontramos alguém para conversar, a televisão ligada, o cachorro para brincar e outras milhares de distrações? Em sua mesa tudo deve estar disponível. Planeje-se antes de iniciar os estudos.

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!>

O que pode atrapalhar minha concentração?

Concentração para Concurso Público

Concentração é a capacidade de se manter focado e mentalmente envolvido com algo, no nosso caso, os estudos para concurso. Como vimos anteriormente, caso você esteja num ambiente desorganizado, sujo e mal arrumado a tendência é que seu cérebro lhe leve à “desobediência” em relação a seu objetivo: estudar com profundidade. Será impossível se concentrar.

Com ordem e tempo, descobre-se o segredo de tudo fazer, e fazer bem. – Pitágoras

Seja chato com a arrumação da sua mesa. Organize os objetos de forma simétrica e esteticamente agradável. Não permita papéis amassados, restos de borracha ou objetos inúteis. Com organização e limpeza você mantém seu cérebro “na linha”.

De maneira nenhuma faça refeições enquanto estiver estudando. É comprovado que a mastigação toma parte da energia que seu sistema cognitivo usa para raciocinar. Além disso, a digestão dos alimentos vai redirecionar o sangue (e o oxigênio) que seu cérebro usa para o estômago, e sua capacidade de aprendizado será destruída!

Quer comer? Pare e faça sua refeição em local apropriado, descanse e depois retome os estudos. No máximo, enquanto estuda, tome um chá ou um cafezinho para acompanhar.

Como usar minha mesa para estudar com motivação e eficiência?

A arrumação da mesa de estudo para Concurso

Existem fórmulas, ideias, tabelas e expressões que precisamos usar com frequência quando estamos estudando. Se toda vez que precisar usar uma fórmula matemática você for procurar um livro que precisa consultar provavelmente isso atingirá em cheio a concentração e a atenção nos estudos para concurso.

A dica para resolver esse problema é: tenha sempre à frente de sua mesa um mural, um quadro negro ou um conjunto de post-it que terão anotações que você usa com constância. Esqueceu uma fórmula? Basta olhar o mural.

Para evitar que seus vários lápis, canetas, apontadores e borrachas fiquem dispersos sobre sua mesa, o ideal é que você tenha um simples porta-lápis, como o da imagem acima, que concentrará todos esses objetos. Nada de colocar o lápis na orelha e perder tempo procurando-o embaixo dos livros.

Em cima da mesa apenas o que é necessário. Se for possível use gavetas para armazenar o que você utiliza só ocasionalmente (régua, calculadora, grampeador etc).

Por fim, algo que é fundamental para lembrar sua motivação: use um ou dois dos objetos do seu mundo simbólico (saiba o que é mundo simbólico neste artigo). Eu aprendi a estudar e a fazer minhas tarefas profissionais com uma bússola ao lado. Assim sempre lembro que preciso seguir meu norte (meu objetivo) durante o trabalho ou os estudos.

O que aprendemos neste artigo

Neste texto vimos o quanto é importante nos preocuparmos com a mesa de estudo, já que a desorganização pode nos levar ao desvio dos objetivos de ter um bom aprendizado visando a aprovação em um Concurso Público. Vimos que é preciso evitar a perda de tempo com distrações e interrupções, e também que alguns fatores podem prejudicar a concentração, como a sujeira e a falta de arrumação. Por fim, demos algumas dicas para fazer com que sua mesa ajude a sua preparação.

Agora gostaria que você deixasse um comentário dizendo como organiza sua mesa de estudos. Se quiser, manifeste suas dúvidas em relação a essas dicas ou solicite outros tipos de publicações aqui no blog.

Até a próxima!

😉

  • Jéssica Façanha

    Dicas excelentes, bem fundamentadas e úteis. Todo detalhe é sim de grande importância e faz uma enorme diferença nos estudos. #ADORANDOOSITE.

    • Oi, Jéssica! Que legal que nosso conteúdo está sendo proveitoso. Ainda temos muito mais para publicar. Seu incentivo é muito importante! 😉

  • JOICE LIMA

    Nossa, estou adorando o site, muito legal. Está me ajudando muito, às vezes ficamos tão perdidos e vcs nos dão um norte! Valeu

    • Obrigado, Joice! Comentários como o seu nos dá muito mais motivação para continuar publicando. Abraço! 🙂

    • William Cezar

      Realmente. O site é sensacional.

  • Valdir Pimentel

    Cara, parabéns! Post muito proveitoso e bem explicado. Minha mesa de estudos e meu quarto está uma bagunça só, e realmente me desconcentra. A desculpa é “não posso perder tempo arrumando isso, agora”. Mas ctz isso nos faz ganhar tempo. Site muito bacana. Obrigado.

    • Oi, Valdir! Isso é bastante comum: as pessoas não se organizam achando que vão poupar tempo e acabam perdendo muito mais com os danos gerados pela desorganização. Quem bom que nossas dicas lhe motivaram. Abraço! 🙂

  • Karen Ramos

    Muito bom, adorei este site…valeu pela ajuda!!!

  • Antonio Varzim

    Você parece até especialista nisso! Me deu motivação, parabéns pelo seu ótimo conteúdo! Continue assim!

  • Cauê Okawa

    Danilo, irei começar minha maratona de estudos e vocês esta a impactar positivamente para minha organização.

    OBRIGADO!

    “Just keep posting”