Ciclo PDCA: aprenda definitivamente para o seu concurso!

Ciclo PDCA

Retornamos à disciplina Noções de Administração, desta vez para falar de um tópico relacionado à Gestão de Qualidade: Ciclo PDCA.

Aqui você vai aprender o que é o Ciclo PDCA, e ler um pouco sobre cada um dos conceitos ligados a esse tópico. Além disso, vamos responder questões sobre o tema que caíram em concursos anteriores, para treinar nossos conhecimentos e analisar a forma de abordagem desse assunto.

Caso surjam dúvidas ao longo da leitura, deixe um comentário para que possamos dialogar.

Vamos nessa!

O que é o Ciclo PDCA?

O que é o Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA foi desenvolvido pelo estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor William Edwards Deming, na década de 1950.

Deming queria criar uma maneira de identificar o que fazia com que os produtos deixassem de atender às expectativas dos clientes. Sua solução ajuda as empresas a desenvolver hipóteses sobre o que precisa mudar e, em seguida, testa-as em um ciclo contínuo de feedback.

O PDCA possui quatro estágios para melhorar continuamente os processos, produtos ou serviços e para resolver problemas de uma organização.

Ela envolve testar sistematicamente possíveis soluções, avaliar os resultados e implementar os que são mostrados para funcionar.

Veja o que significa cada letra da sigla “PDCA”:

  • P = Plan, ou “planejar”.
  • D = Do, ou “executar”.
  • C = Check, ou “checar”.
  • A = Act, ou “Agir”.

Vamos detalhar cada uma dessas etapas do Ciclo PDCA.

1. Planejar

Planejar - Ciclo PDCA

O primeiro passo do Ciclo PDCA orienta que você precisa identificar e entender seu problema ou a oportunidade que deseja aproveitar.

É preciso realizar uma exploração de informações, definindo seu problema, gerando e examinando ideias, e desenvolvendo um plano de implementação.

Na parte final deste estágio, indica-se quantitativamente quais são as expectativas.

2. Executar

Executar - Ciclo PDCA

Depois de identificar uma solução potencial, recomenda-se testá-la com um projeto piloto de pequena escala.

Isso permitirá avaliar se as alterações propostas alcançam o resultado desejado. Por exemplo, é possível organizar uma avaliação dentro de um departamento, em uma área geográfica limitada ou com um grupo demográfico específico.

Conforme executa-se o projeto piloto, reúne-se os dados para mostrar se a mudança funcionou ou não.

(Executar, nesse caso tem a ver com “testar”).

3. Checar

Checar - Ciclo PDCA

Nesta fase, analisa-se os resultados do projeto piloto em relação às expectativas definidas na Etapa 1 para avaliar se a ideia funcionou ou não.

Se não funcionou, você retorna-se ao Passo 1. Se tiver funcionado, passa-se para o Passo 4.

É possível decidir experimentar mais alterações e repetir a fase 2 para tentar chegar a resultados diferentes.

4. Agir

Agir - Ciclo PDCA

Após ter realizados os testes necessários, implementa-se a solução. Mas lembre-se que o PDCA é um loop, não um processo com começo e fim.

Isso significa que seu processo ou produto aprimorado se torna a nova linha de base e você continua procurando maneiras de torná-lo ainda melhor para sua organização ou seus clientes.

Vídeo sobre o Ciclo PDCA

No vídeo a seguir, de menos de 5 minutos, você vai compreender melhor o que é o Ciclo PDCA:

 

3 questões de Concurso sobre o Ciclo PDCA

Questão sobre o Ciclo PDCA

Agora veremos 3 questões de grandes bancas de concursos sobre o Ciclo PDCA. A ideia é que você entenda como o conteúdo é cobrado, e já treine os conhecimentos adquiridos sobre o tema:

QUESTÃO 01 – FGV/2018

O ciclo PDCA, uma das principais ferramentas utilizadas na gestão da qualidade, baseia-se na realização de 4 etapas e tem como objetivo primordial:

a) a aplicação do benchmarking;

b) a departamentalização processual;

c) a prevenção de choques na cultura organizacional;

d) a horizontalidade decisória;

e) a melhoria contínua dos processos.

Resposta certa: letra “E”.

QUESTÃO 02 – Cespe/2018

O método gerencial de tomada de decisão denominado ciclo PDCA — do inglês plan, do, check, act — constitui elemento basilar do sistema de gerenciamento pela qualidade nos processos. De acordo com essa perspectiva, coletar dados e definir metas são atividades a serem realizadas, respectivamente, nas fases de

a) planejamento e verificação.

b) execução e verificação.

c) planejamento e correção.

d) execução e planejamento.

e) verificação e correção.

Resposta certa: letra “D”.

QUESTÃO 03 – FCC/2017

Um dos instrumentos disponíveis para a melhoria dos processos de uma organização é o Ciclo PDCA, com a padronização e a redução de erros. As etapas necessárias para aplicação de tal metodologia consistem em

a) promover a redução de fases; desenvolver estratégias; corrigir desvios e avaliar o desempenho dos envolvidos no processo.

b) mapear os processos; desenvolver estratégias de ação; controlar os prazos de execução; avaliar os resultados obtidos.

c) planejar; executar as atividades previstas no planejamento; verificar o grau de cumprimento do que foi planejado; identificar eventuais falhas e adotar ações corretivas.

d) estabelecer metas; definir ações necessárias para atingimento das metas; avaliar o cumprimento das metas; redesenhar os processos.

e) identificar os processos principais; planejar as atividades e tempos de execução; controlar a execução; agir para remover obstáculos.

Resposta certa: letra “C”.

O que aprendemos neste artigo

Hoje entendemos os detalhes do que é o Ciclo PDCA, um tópico importantíssimo de Administração para concursos públicos.

Vimos o que significa o Ciclo PDCA e como ele deve ser aplicado em uma organização. Também respondemos a questões de concursos anteriores sobre o tema.

Tenho um convite para você!

Deixe um comentário como forma de contribuição 100% gratuita pelo conteúdo que acabou de acessar. Faço questão de ler cada comentário e respondo na primeira oportunidade que aparece.

Críticas, sugestões e dúvidas são muito bem-vindas para que possamos dialogar sobre o assunto e lhe ajudar a acertar mais questões na sua prova.

Até a próxima!

😉