Como estudar Português para concurso e acertar toda sua prova

Português para Concurso

É muito comum que os candidatos a algum concurso público dediquem-se primordialmente às disciplinas específicas do concurso que irão realizar – Direito Previdenciário, no caso do concurso para o INSS, Estatística e Geografia, no caso do concurso do IBGE, Legislação Ambiental, no caso do concurso do IBAMA, e por aí vai. Embora seja fundamental focar no que é específico, é indispensável atentar para uma das disciplinas mais importantes de qualquer concurso: Português.

Pesquisas mostram que 1 em cada 4 brasileiros são analfabetos funcionais, ou seja, embora conheçam de maneira primitiva o funcionamento da leitura, não sabem escrever nem interpretar textos de maneira adequada. Além disso, em 2015, aproximadamente 8,7% da população brasileira acima de 15 anos é completamente analfabeta. Esta é uma das grandes razões para a disciplina de Português ser tão importante em qualquer prova de concurso público: quem vai bem nesta disciplina, certamente terá um grande diferencial em relação à concorrência.

Por isso resolvi fazer um artigo completo, aprofundado e direto sobre como estudar Português para concurso, abordando os seguintes tópicos:

  • É preciso se preocupar com Português?
  • As partes do estudo de Português para concurso
  • Como Português é cobrado nos concursos
  • Autores para estudar Português de modo aprofundado
  • Grandes professores e suas dicas de Português para concurso
  • Materiais para estudar Português mais facilmente
  • Uma dica do fundo do coração

Ao completar a leitura deste artigo você terá ferramentas suficientes para estudar com muita qualidade, tornando a prova de português do seu concurso muito simples, possibilitando o acerto de todas as questões que precisar.

Vamos lá!

É preciso se preocupar com Português?

Português para concurso

Mas será que a prova de Português deve mesmo ter tanta atenção assim? Fiz a análise de algumas provas e trago os seguintes dados para você:

  • No Concurso IBGE, de Agente de Pesquisas e Mapeamento, primeiro critério de desempate é o maior pontuação nas questões de Português.
  • Todos os concursos brasileiros trazem questões de Português.
  • No Concurso da Caixa Econômica Federal, Português é a disciplina com o maior peso.
  • No Concurso dos Correios, a nota na disciplina Português também é critério de desempate.
  • Em concursos como o da Polícia Federal, Banco do Brasil e INSS, Português é uma das disciplinas com o maior número de questões.

Se você tem dúvida sobre a importância da disciplina português para o seu concurso, verifique o seu edital e/ou a prova anterior do certame. Você não terá dúvidas sobre a importância desse conteúdo para a sua preparação.

Além de lhe preparar para a vida, lendo e escrevendo melhor, aprender Português, é um conhecimento estratégico entre os concorrentes a qualquer cargo público.

As partes do estudo de Português para concurso

Português para concurso

Para se aprofundar no conteúdo programático de Língua Portuguesa do seu concurso, é importante, antecipadamente, saber quais áreas do Português são normalmente exigidas nos editais. Confira:

Morfologia

É o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. Sua peculiaridade é estudar as palavras de forma isolada, não dentro da sua participação na frase ou período. Está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Adjetivo, Advérbio, Artigo, Conjunção Numeral, Interjeição, Preposição, Pronome, Substantivo e Verbo.

Sintaxe

É a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si. Ao emitir uma mensagem verbal, o emissor procura transmitir um significado completo e compreensível. Para isso, as palavras são relacionadas e combinadas entre si. A sintaxe é um instrumento essencial para o manuseio satisfatório das múltiplas possibilidades que existem para combinar palavras e orações.

Semântica

A semântica estuda o significado das palavras. Conhecer o significado das palavras é importante, pois só assim o falante ou escritor será capaz de selecionar a palavra certa para construir a sua mensagem. Por isso, é importante conhecer fatos linguísticos como: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, denotação, conotação, figuras e vícios de linguagem.

Como Português é cobrado nos concursos

Português para concurso

Para que você compreenda de maneira mais clara como é cobrado o conteúdo de Português nos concursos Brasil afora, selecionei 5 questões simbólicas para tomar como base a sua preparação. Veja:

Questão 1 : Ano: 2016; Banca: FCC; Órgão: Copergás – PE

A frase escrita conforme a norma-padrão da língua portuguesa é:
a) Permita-me perguntar a ti, prezado senhor: se o sol apaga, nós sobrevivêramos?
b) Permita-me prezado, senhor, perguntar-te: se o sol apagava, nós sobreviveríamos?
c) Permita-me, prezado senhor, perguntar-lhe: se o sol apagar, nós sobreviveremos?
d) Permita-me, prezado senhor perguntar-vos: se o sol apagasse, nós sobrevivemos?
e) Permita-me perguntar, a vós prezado senhor: se o sol tivesse apagado, nós sobrevivíamos?
RESPOSTA: C

Questão 2:  Ano: 2016; Banca: FUNRIO; Órgão: IF-PA

“Eram de mármore branco as escadarias que subíamos e descíamos correndo, na casa-grande onde nascemos – o nosso mundo, cercado de jardins e, aos fundos, o imenso quintal. As escadas brancas nos levavam para outro país, para a rua, aquela pacata rua chamada Benjamim Constant, em Belém do Pará, que para nós parecia apenas um trecho sem importância, diante de nosso mundo povoado de tanta gente, muita árvores.” (Eneida de Moraes, “Muitas Árvores”)

Como se explica a afirmação da narradora de que as escadas brancas os levavam para outro país?

a) Belém era um mundo desconhecido pela narradora, que nunca havia viajado para o exterior.
b) O mármore branco das escadarias impressionava a narradora, que sonhava em conhecer outros países.
c) Os jardins e o imenso quintal da casa-grande lembravam os suntuosos cenários dos palácios europeus.
d) As escadas separavam o mundo da narradora do mundo exterior, tratado conotativamente como um outro país.
e) A rua ficava na fronteira entre a cidade e o exterior, o que levou a narradora a surpreender-se ao sair de casa.

RESPOSTA: D

Questão 3: Ano: 2016; Banca: FCC; Órgão: ELETROBRAS-ELETROSUL

A frase escrita corretamente, de acordo com a norma-padrão, é:

a) É provavel que desenhos de outros animais sejam benvindos nos livros que o autor se refere.
b) O autor expressou o desejo que os livros mantessem margens estensas e páginas em branco.
c) Os desenhos que as crianças virem a fazer nos livros deverão ser acrecidos aos poemas.
d) As páginas em branco serveriam ao proposito de oferecer às crianças espaço para desenhar.
e) As crianças terão a liberdade de expor os desenhos que julgarem mais apropriados ao livro.

RESPOSTA: E

Questão 4:  Ano: 2016; Banca: FEPESE; Órgão: Prefeitura de Florianópolis – SC

Assinale a alternativa que apresenta incorreção na regência verbal de acordo com a norma culta:

a) Quero a Pedro.
b) Custou-lhe aceitar a verdade
c) Eles se referiram sobre o outro governo.
d) Esta é a cidade com a qual sonhamos.
e) Assisti à conferência e não gostei.

RESPOSTA: C

Questão 5: Ano: 2016; Banca: CETREDE; Órgão: Prefeitura de Caucaia – CE

Indique a alternativa em que todas as palavras devem receber acento.

a) virus, torax, ma.
b) caju, paleto, miosotis .
c) refem, rainha, orgão.
d) papeis, ideia, latex.
e) lotus, juiz, virus.

RESPOSTA: A

Mestres para estudar Português de modo aprofundado

Português para concurso

Atribuem a Issac Newton a seguinte frase:

“Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes.” – Isaac Newton

Para aprender Português e se desenvolver nos estudos para concurso público é fundamental estar atento aos ensinamentos daqueles que são os verdadeiros mestres da Língua Portuguesa. Se você tomar como base esses professores, seu nível de leitura, escrita e compreensão do Português será máximo, acima de qualquer concorrente que estude apenas por conteúdos básicos.

Evanildo Bechara

O professor Evanildo Bechara é um dos nomes mais respeitados entre os estudiosos da Língua Portuguesa no Brasil. É membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra.

A Moderna Gramática da Língua Portuguesa do professor Bechara é uma das mais consultadas entre os interessados no tema. Veja uma entrevista dele no Programa do Jô:

Napoleão Mendes de Almeida

Outro grande gramático brasileiro, que escreveu uma das gramáticas mais tradicionais no Brasil – a Gramática Metódica da Língua Portuguesa. O livro chegou a mais de meio milhão de exemplares vendidos em pouco mais de quarenta edições e em 2009 a Editora Saraiva com a colaboração do professor Paulo Hernandes publicou sua 46ª edição com as modificações introduzidas pelo Acordo Ortográfico de 1990.

Machado de Assis

Ler é uma das formas mais eficientes de aprender Português. Ao se dedicar à leitura você conseguirá entender termos, se acostumar com construções verbais, desenvolver a capacidade de interpretação e tornar-se melhor escritor.

Entre os autores brasileiros mais indicados para aprender Língua Portuguesa com profundidade, eu indicaria aquele que fundou a Academia Brasileira de Letras: Machado de Assis. Vale a pena ler seus contos e romances que, em cada linha, trazem construções bastante sofisticadas.

Graciliano Ramos

Embora seja um autor mais recente que Machado de Assis, Graciliano Ramos possui características muito interessantes no desenvolvimento da escrita, o que pode ajudar muito no seu relacionamento com a Língua Portuguesa. Gosto muito de como ele descreve o trabalho do escritor:

“Deve-se escrever da mesma maneira com que as lavadeiras lá de Alagoas fazem em seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.” – Graciliano Ramos

Professores para ter dicas de Português para concurso

Português para concurso

Se você quiser dicas mais diretas de Português para concurso também temos uma “carta” com nomes de relevância nacional. Certamente você já ouviu falar de um desses professores:

Pasquale Cipro Neto

Pasquale Cipro Neto é professor de português desde 1975. É consultor de língua portuguesa do Departamento de Jornalismo da Rede Globo, em São Paulo, desde 1996.

É colunista dos jornais Folha de S.Paulo e Diário do Grande ABC, entre outros. É autor do anexo gramatical do Manual de Redação da Folha de S.Paulo. Trabalha há dezoito anos na Folha, onde atua no Programa de Qualidade e na Editoria de Treinamento.

Sugiro que você leia a coluna dele na Folha de São Paulo!

Sérgio Nogueira

É formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado em língua portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e tem mais de 30 anos de experiência em sala de aula. Utiliza humor e fatos cotidianos para ensinar o uso da norma culta do português brasileiro. Com isso, ganhou espaço e destaque nos principais veículos de comunicação do Brasil.

Vale a pena explorar o blog do professor Nogueira no G1, com várias dicas de Português.

Materiais para estudar Português mais facilmente

Português para concurso

Chegou a hora que a maioria dos nossos leitores gostam: a disponibilização de materiais. E hoje trago muita coisa boa para quem quer se tornar um forte concorrente na prova de Português. Aproveite:

  • Toda a obra de Machado de Assis: conteúdo de primeiríssima qualidade para você treinar sua interpretação de texto com os romances e contos do mais respeitado autor brasileiro.
  • O novo acordo ortográfico: ainda está voando sobre as regras do Acordo Ortográfico? A partir de 2016 as regras já são obrigatórias. Fique atento!
  • Vocubulário ortográfico: não sabe como uma palavra é escrita? Quer saber se uma palavra é substantivo, adjetivo ou outra classe? Essa ferramenta da Academia Brasileira de Letras irá lhe ajudar bastante.
  • Tira-dúvidas: não conseguiu tirar sua dúvida em nenhum material ou curso? A Academia Brasileira de Letras pode lhe responder.
  • Dicas de Português: essas dicas simples e diretas podem lhe ajudar em muitas ocasiões no seu concurso.
  • Redação Nota Dez: o principal site de ensino de redação do Brasil, com dicas fundamentais para escrever bem. Muito útil também para entender melhor de Português.

Material completo de Português para Concurso

Se você quer um material completo, com todos os assuntos de português para qualquer concurso público, sugiro este curso online ideal para quem quer criar diferenciais na prova de Português.

É a melhor forma de reforçar seu conhecimento, aprendendo desde interpretação de textos até ortografia, pontuação, acentuação e muito mais!

Uma dica do fundo do coração

Dicas de Português para Concurso

Estudar Português através de materiais específicos, voltados para o seu concurso público é fundamental. Esses materiais vão lhe dar a rota para responder as questões de sua prova de maneira mais estratégica, de acordo com o conteúdo programático cobrado em edital.

Mas tenho uma dica poderosa, que pode fazer você ir além dos materiais próprios para concurso: leia muito!

A leitura é a única ferramenta que pode lhe dar a capacidade de acertar questões apenas com a intuição. Pois ela lhe acostuma com a escrita correta do Português, evitando que você caia em erros e pegadinhas existentes nos concursos públicos, feitas justamente para quem está estudando só o básico.

Se eu fosse você, fazia uma rotina diária de leitura fora do seu conteúdo programático (ler romances e contos durante meia hora por dia, por exemplo, é uma grande coisa!). Juntando com os materiais próprios para concurso, seu desempenho será fenomenal!

Acredite: em pouco tempo os resultados aparecerão.

O que aprendemos neste artigo

Dessa vez fizemos um artigo aprofundado sobre Português para concurso, de modo que você possa realizar uma preparação estratégica nessa que é uma das principais disciplinas dos concursos públicos em todo o Brasil.

Vimos os seguintes tópicos:

  • É preciso se preocupar com Português?
  • As partes do estudo de Português para concurso
  • Como Português é cobrado nos concursos
  • Autores para estudar Português de modo aprofundado
  • Grandes professores e suas dicas de Português para concurso
  • Materiais para estudar Português mais facilmente
  • Uma dica do fundo do coração

Agora preciso de você!

Minha grande motivação aqui no Segredos de Concurso é ter o seu retorno, pois assim posso continuar aperfeiçoando o conteúdo que publico.

Por isso, peço que deixe seu comentário dizendo o que achou deste artigo, sugerindo dicas de materiais, métodos de estudo e informações para ajudar a nossa comunidade.

Faço questão de ler comentário por comentário, e respondo na primeira oportunidade possível.

Até a próxima!

😉